#BoletimParalímpico – Super sábado tem ouro no futebol 5, prata na canoagem, prata no parataekwondo e bronze no vôlei sentado feminino 04/09/2021 - 10:57

O super sábado ficará marcado por conquistas dos bolsistas do Geração Olímpica. Jefinho, Gledson e Cássio Reis são pentacampeões no futebol 5, Giovane Vieira faturou prata , Ferla emplacou terceira medalha como técnico no parataekwondo e vôlei sentado feminino conquistou bronze.

Ouro no Futebol 5 – Brasil é ouro no futebol 5 e com aquele gostinho a mais porque foi diante dos argentinos. São cinco edições da modalidade nas paralimpíadas e cinco medalhas de ouro, equipe essa que, atualmente, conta com três bolsistas do Geração Olímpíca: Jefinho, Gledson e Cássio Reis. O gol da vitória foi marcado pelo artilheiro da equipe no torneio, Nonato, que fechou o campeonato com seis gols.

Prata na Canoagem – É prata com Giovane Vieira. O bolsista do Geração Olímpica caiu na água, desta vez, pela prova de canoa VL3 e se manteve entre os três primeiros o tempo todo, com ritmo acelerado garantiu a segunda posição, atrás apenas do australiano Curtis McGrath.

Prata no Parataekwondo – Ferla conquista três medalhas com os três atletas da seleção de parataekwondo. O técnico que é bolsista do Geração Olímpica comandou  três lutadores nas provas da modalidade e faturou um ouro, uma prata e um bronze.

Neste sábado foi a vez de Débora Menezes competir na categoria K44 +58kg e ficou com a prata após perder por 8 a 4 para a uzbeque Guljonoy Naimova. Além de Débora, Nathan Torquato conquistou ouro e Silvana Cardoso o bronze.

Bronze no vôlei sentado feminino – O vôlei sentado feminino, auxiliado pelo técnico Marcelo Francisco de Oliveira, bolsista do Geração Olímpica, conquistou bronze nesta madrugada de sábado, após vencer as canadenses por 3 sets a 1 (25/15, 24/26, 26/24, 25/14).

Vôlei sentado masculino – A seleção de vôlei sentado masculina também jogou nesta madrugada, mas não superou a Bósnia, finalizando assim, em quarto lugar na competição. Daniel Jorge, Anderson Rodrigues e Alex Witkoviski eram os bolsistas do Geração Olímpica em Tóquio na modalidade.

Canoagem feminina – Mari Santilli e Drica Azevedo disputaram às semifinais da canoagem.  Mari Santilli disputou  final na categoria caiaque KL3, porém chegou em oitavo lugar, mas está entre as melhores do mundo. Já a Drica Azevedo (KL1) finalizou em quarto lugar na semifinal e não avançou para final.

Parabadminton – Vitor tavares disputa o bronze e medalha inédita no badminton, após perder neste sábado para o atual bicampeão mundial, Chu Man Kai por 2 a 1. Ele volta a competir o bronze contra o britânico Krysten Coombs na madrugada deste domingo.

Tiro esportivo - Já no tiro esportivo, Alexandre Galgani que é orientado pelo técnico bolsista James Lowry Neto ficou apenas na 16ª colocação, com 618 pontos, na prova carabina de ar 50m, classe SH1.

 

SOBRE O GERAÇÃO OLÍMPICA
Neste ano, o programa Geração Olímpica celebra sua 10ª edição, sendo o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do país - conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte. O programa investe anualmente mais de R$ 4,75 milhões, com o patrocínio exclusivo da Copel, em média de 1.000 bolsas, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional.

GALERIA DE IMAGENS