#BoletimParalímpico – Dia é marcado por estreias de bolsistas Geração Olímpica 27/08/2021 - 10:43

Marcelo dos Santos, Eliseu dos Santos, Déborah Carneiro, Daniel Jorge, Anderson Rodrigues, Alex Witkovski. Todos debutam nas Paralimpíadas de Tóquio entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado. Além dos estreantes, o já medalhista Jovane Guissone volta a competir, assim como a também esgrimista Carminha Oliveira. O treinador André Yamazaki, da natação, é mais um representante do Programa Geração Olímpica que estará em competição. 

Bocha – Marcelo e Eliseu Santos estreiam na bocha, categoria BC4, a partir das 21h30 desta sexta-feira (27). 

Natação – Débora Carneiro, ao lado de seu treinador André Yamazaki, estreia em Tóquio com os 4x100m livre/misto a partir de 07h40 desta sexta-feira (27), já pela final. 

Vôlei sentado – O vôlei sentado masculino, que conta com três bolsistas Geração Olímpica (Daniel Jorge, Anderson Rodrigues, Alex Witkovski), enfrenta a China às 6h30.   

Esgrima - Jovane Guissone, que já conquistou medalha em Tóquio, volta a competir na esgrima, pela categoria florete. Ele estará em ação a partir das 21h desta sexta-feira (27). Carminha Oliveira também compete pelo feminino na mesma prova. 

Além dos destaques para os próximos eventos, o Geração Olímpica teve representação em uma partida que ocorreu pela manhã desta sexta-feira. O vôlei sentado feminino, comandado pelo bolsista Marcelo Francisco de Oliveira, venceu o Canadá no tie-break. A próxima partida é contra o Japão, no domingo. 

Brasil em Tóquio – Porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, Petrúcio Ferreira sagrou-se bicampeão paralímpico dos 100m; 

- Wendell Belarmino conquistou a medalha de ouro nos 50m livre da natação;

- Wallace Santos faturou o ouro no arremesso de peso com recorde mundial na classe F55;

- Gabriel Bandeira conquistou a prata nos 200m livre, sua segunda medalha em Tóquio; 

- Silvânia Costa foi bicampeã paralímpica no salto em distância T11;

- Yeltsin Jacques conquistou o ouro nos 5.000m masculino T11;

- João Victor Teixeira é medalha de bronze no arremesso de peso F37;

 

SOBRE O GERAÇÃO OLÍMPICA

Criado pelo Governo do Estado em 2011, o Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta e conta com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, a Copel.