Ana Sátila conquista ouro inédito na Copa do Mundo de Canoagem Slalom 19/10/2020 - 15:43

O Brasil alcançou o lugar mais alto do pódio na etapa de Tacen, na Eslovênia, da Copa do Mundo de Canoagem Slalom. Ana Sátila, bolsista do programa Geração Olímpica, fez o tempo de 93s64 e faturou o ouro no C1 feminino no domingo (18), se tornando a primeira brasileira a vencer uma etapa do circuito mundial.


“Conquistar essa medalha de ouro na primeira competição significa muito para mim, é a certeza de que trabalhamos bem. A conquista me deixa confiante para seguir mais forte do que nunca”, disse Ana em entrevista a Paraná Esporte. 


Para a atleta, a prova marcou o reinício das competições suspensas durante a pandemia, e o começo não foi fácil. Durante a prova do K1 feminino no sábado (17), a canoísta perdeu uma porta em sua descida e recebeu uma punição de 50 segundos. Mas a recompensa de todo o esforço veio em grande estilo.


“Foram quatro meses muito difíceis, passei por altos e baixos durante a quarentena. Com o adiamento das Olimpíadas e sem previsão de voltar a competir, foi uma batalha psicológica muito grande. Tivemos que nos adaptar treinando em casa, o que no final foi muito legal, porque conseguimos seguir a programação e treinar mais do que o normal. E, claro, sempre com o apoio da minha família incrível, principalmente do meu namorado e da minha irmã, que treinam comigo e foram essenciais durante esse momento.”, comenta a atleta, que já está garantida nos próximos Jogos Olímpicos em Tóquio 2021.


Outro destaque brasileiro foi Pepê Gonçalves, que conquistou o ouro no K1 extremo e o bronze no K1, prova olímpica. Mathieu Desnos, também bolsista do Geração Olímpica, e Felipe Borges também participaram da etapa. Desnos ficou com o 17º lugar no K1 masculino e Borges avançou até a semifinal e alcançou a 12ª colocação geral no C1 masculino. 

 

Circuito Nacional de Vôlei de Praia 

No último final de semana, também foi disputado a 2ª etapa do Circuito Nacional de Vôlei de Praia em Saquarema, Rio de Janeiro. A dupla Ághata e Duda venceram a final por 2 sets a 0, com parciais de 21/9 e 21/15, a dupla Juliana e Josi. 


Na 1ª etapa do Circuito, elas avançaram até a final e ficaram com o 2º lugar, perdendo de 3 sets a 0 para Ana Patrícia e Rebecca. Ágatha também é bolsista do programa Geração Olímpica e já está com passaporte carimbado para as Olímpiadas do Japão. 

 

Brasil Tennis Classic 

Entre os dias 12 e 18 de outubro, foi realizado em Curitiba o Brasil Tennis Classic, evento profissional de tênis. Fernando Yamacita, bolsista do Geração Olímpica, e Luís Britto foram os cabeças de chave número 2 e venceram na final a dupla Daniel Dutra da Silva e João Pedro Sorgi por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6. 


No ranking de duplas da ATP, Yamacita está em 690º lugar. 

 

Créditos: Reprodução Instagram/ @anasatila_vargas. | Ana Patrícia/Inovafoto/CBV. | Federação Paranaense de Tênis

GALERIA DE IMAGENS