Etapa litoral dos Jogos de Aventura & Natureza começa neste fim de semana 27/10/2021 - 12:10

Com início nesta sexta-feira (29) e término no domingo (7), os Jogos de Aventura e Natureza (JANS) - Etapa Litoral preveem intensa programação ao longo dos  fins de semana. O evento é organizado pelo Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte em parceria com as Federações Esportivas do Paraná.

Nesta 2° edição, os JANS contarão com apresentações e clínicas esportivas para aqueles que desejam competir, apreciar e aprender mais sobre as modalidades apresentadas. A estimativa é reunir mais de 3 mil atletas em sete cidades: Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Paranaguá, Morretes e Antonina. A programação oficial pode ser conferida neste link.

Além disso, oferecerá 17 modalidades: BodyBoarding, Beach Soccer, Beach Tênis, Parapente, Patinação Inline Marathon, BMX Freestyle, Cross Games, Futebol das Estrelas, Aquathlon, Surfe,  Vôlei de Praia, Ciclismo, HandBeach, Skate, Vela, Corrida de Aventura,  Canoagem Riverside Cross. Além destas, também haverão modalidades para a comunidade. Se somadas, chegam a 30 esportes oferecidos no evento.

A primeira edição dos JANS ocorreu em 2019 e se destacou por ser um projeto inovador que uniu a prática esportiva, o turismo e a natureza em um evento itinerante, que beneficiou a população paranaense tanto esportiva quanto economicamente. Para o diretor de inovação da Superintendência do Esporte, Tiago Campos, o retorno dos Jogos representa mais do que somente a volta das competições esportivas.

"As expectativas do evento estão altas. Depois do sucesso de 2019, estamos retomando com força total em 2021 para aquecer nosso turismo no litoral através dessas modalidades diferentes que chamam a atenção do público”, explica ele.

Canoagem Riverside Cross
Parte da programação do JANS, Morretes sediará no sábado (30) e domingo (31) as provas de Riverside Cross, marcando também a estreia da competição em solo brasileiro. A prova ocorrerá no Rio Nhundiaquara e a estimativa é de reunir cerca de 70 atletas.

O Riverside Cross é uma versão minimizada da Canoagem Slalom com o objetivo de entreter o público com diversas manobras advindas do esporte olímpico e do Caiaque Polo (outra modalidade). As competições poderão ser realizadas em até cinco fases: tomada de tempo, oitavas de final, quartas de final, fase semifinal e fase final.

Ao todo, serão cinco categorias femininas para caiaque e quatro femininas para canoa: Infantil, Menor, Júnior, Sênior e CROSS. As mesmas categorias se repetem para o masculino.