Encerrada a primeira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza no litoral 01/11/2021 - 13:15

De baixo de muita chuva, encerrou ontem (31) no litoral a primeira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná.

O final de semana contou com apresentações e clínicas esportivas para o público local que desejou competir, apreciar e aprender mais sobre as modalidades apresentadas. Mais de 3 mil atletas em sete cidades: Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Paranaguá, Morretes e Antonina. 

No total foram 12 modalidades disputadas:  Beach Soccer, Beach Tênis, Parapente, Patinação Inline Marathon, BMX Freestyle, Cross Games, Futebol das Estrelas,, Surfe,  Vôlei de Praia, Handbeach, Skate, Vela, Corrida de Aventura,  Canoagem Riverside Cross. 

 

O Superintendente do Esporte, Helio Wirbiski destacou a importância da retomada do esporte à economia. " Mesmo com a chuva, estamos tendo uma grande competição, um sucesso. Mais de três mil atletas praticando esporte e ao mesmo tempo promovendo o turismo, movimentando a economia do litoral. A retomada do esporte significa, emprego, renda e desenvolvimento", destacou o superintendente.

 

Luiz Augusto Scavaza, atleta de surf, falou da alegria em voltar a competir: "estávamos ansiosos com este retorno, e a estrutura apresentada é das melhores possíveis. Organização, bons árbitros e alimentação de qualidade. Parabéns ao Governo do Estado. Mesmo com frio e chuva, só temos a agradecer por tudo que está acontecendo pois assim a gente continua a fazer o que gosta".

 

Para Tiago Campos, diretor de Inovação, Incentivo e Fomento ao Esporte, a volta da competição tem sido bem recebida: " estamos retornando com os Jogos de Aventura e Natureza  aqui no litoral. Uma alegria total. Depois de muito sucesso em 2019 e o adiamento ano passado, por causa da pandemia, nos sentimos prestigiados pelos atletas e pelo público. Aproveito para convidar todos a acompanharem outras modalidades no próximo fim de semana, a participação do público local é muito importante para os atletas e organização do evento".

 

JOGOS ABERTOS E JOGOS DA JUVENTUDE

As modalidades handbeach e vôlei de praia foram disputadas por equipes e atletas que disputam os Jogos da Juventude e os Jogos Abertos. Os campeões dos Jogos de Aventura e Natureza automaticamente tem a mesma classificação final nos JOJUPS e JAPS.

 

PRÓXIMO FIM DE SEMANA

Bodyboarding, beach tênis, parapente, aquathlon, corrida de aventura, ciclismo, são as modalidades em disputa nos dias 5, 6 e 7 de novembro. Para acompanhar a programação completa, clique aqui

A primeira edição dos JANS ocorreu em 2019 e se destacou por ser um projeto inovador que uniu a prática esportiva, o turismo e a natureza em um evento itinerante, que beneficiou a população paranaense tanto esportiva quanto economicamente. Para o diretor de inovação da Superintendência do Esporte, Tiago Campos, o retorno dos Jogos representa mais do que somente a volta das competições esportivas.

 

Os Jogos de Aventura e Natureza são realizados pelo Governo do Estado por meio da Superintendência do Esporte. 

GALERIA DE IMAGENS