Nossa História

O Centro de Memória do Esporte Paranaense é um espaço público criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, e tem como objetivo o resgate e a preservação da história do esporte no Paraná. 

A história do Centro de Memória teve início na década de 1990, quando diversos objetos ligados ao esporte, como troféus, fotos, medalhas, recortes de jornais, livros e documentos sobre as atividades que aconteciam na Secretaria de Esporte começaram a ser guardados. 

A família do jogador de basquete e dirigente esportivo, Almir Nelson de Almeida - que dá o seu nome ao maior Ginásio de Esportes do Paraná, o Ginásio do Tarumã - doou uma série de objetos pessoais, mostrando a importância da preservação e disseminação da prática esportiva no Estado do Paraná. 

Assim, o Centro de Memória do Esporte Paranaense tem como principais campos de atuação a guarda, pesquisa e conservação de acervos relacionados ao esporte pertencentes ao patrimônio cultural público do Estado e a todos os cidadãos, conforme rezam as legislações federais e estaduais de gestão do bem público, respaldadas pela Constituição Federal Brasileira, de 1988.

MISSÃO: Ampliar o acesso ao patrimônio científico e esportivo por meio de preservação, pesquisa e comunicação de acervos e coleções, representantes da herança e memória esportiva paranaense.

VISÃO: Atuar como facilitador para pesquisas, estudos e procedimentos de salvaguarda e conservação de objetos-documentos e testemunhos da história do esporte paranaense. Dessa forma, intuí viabilizar tais atividades, atendendo às políticas definidas pelo Governo do Estado instituídas conforme parâmetros democráticos e estabelecidos na Constituição Federal e de acordo com as diretrizes do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.

VALORES: Preservação | Responsabilidade | Acessibilidade | Transparência