Esporte

11/6/2019 16:20:00

Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica é realizado com recursos do PROESPORTE

Londrina recebeu, na última quarta-feira (05.06), o Campeonato Paranaense Individual de Ginástica Rítmica. O evento, que contou com mais de 100 atletas níveis I, II e III entre 11 e 21 anos, foi realizado utilizando recursos do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (PROESPORTE). O campeonato terminou no domingo (09.06) quando, paralelamente, aconteceu a disputa do Torneiro Elisabeth Laffranchi, contando com a participação de 145 ginastas de 7 a 12 anos, todas da região norte paranaense. 

O Paraná é um estado com bastante tradição na modalidade, o que fez com que as melhores ginastas do país estivessem competindo entre si em um evento de nível técnico bastante elevado. O campeonato contou com a participação de 16 clubes de 12 cidades do estado e foi organizado pela Federação Paranaense de Ginástica. 

A presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Márcia Aversani, enfatiza a diferença na qualidade ofertada do campeonato. “A Federação teve projetos aprovados no PROESPORTE, no ano passado, e este já foi um pontapé inicial dos eventos deste ano. Esse aporte interferiu diretamente na qualidade da competição oferecida para nossas ginastas paranaenses, que sempre estão entre as primeiras colocadas em competições nacionais e internacionais. Fica muito mais tranquilo organizar uma competição deste nível quando podemos oferecer uma boa estrutura de som e decoração e também uma hospedagem e alimentação de qualidade, e isso é refletido também na execução técnica das nossas atletas. O próximo passo será o Campeonato Paranaense de Conjuntos e, em novembro, teremos um outro projeto que é o Campeonato Brasileiro de Conjunto”, finaliza Márcia. 

O Campeonato Paranaense Individual de Ginástica Rítmica foi realizado com auxílio financeiro do PROESPORTE (Foto: Divulgação)
O Campeonato Paranaense Individual de Ginástica Rítmica foi realizado com auxílio financeiro do PROESPORTE (Foto: Divulgação)

Os recursos para a realização do evento foram oriundos do PROESPORTE, programa instituído a partir da Lei Estadual do Incentivo ao Esporte, que permite a concessão de auxílio financeiro para projetos esportivos a partir de parte do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadado de instituições contribuintes.

O coordenador do PROESPORTE, Dilson Martins, destaca o início da execução dos projetos aprovados no ano passado. “O que resulta de muito positivo para o esporte é perceber que importantes projetos esportivos que deixavam e ser realizados ou eram realizados com recurso escasso passam a ser executados agora com potencial de maior qualidade e abrangência trazendo resultados efetivos. Os primeiros projetos já estão em andamento e já podemos notar excelentes resultados desses projetos. Agora para 2019 nós temos a perspectiva de abertura de um novo edital, cujo o valor será de 8 milhões, e estamos na expectativa da Secretaria da Fazenda indicar recursos de créditos de ICMS para 2020, 2021 que permite a longevidade do PROESPORTE”, finaliza Dilson. 

Em 2018, 2 milhões de reais foram direcionados aos 16 projetos aprovados pela comissão avaliadora do PROESPORTE. Para 2019, o valor destinado aos projetos será de, aproximadamente, 8 milhões e o edital para inscrição estará disponível em breve.


COMUNICAÇÃO
Thiago Chas
thiago.chas@seet.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.