Esporte

7/12/2018 15:00:00

Quatro vencedores do Prêmio Paralímpicos 2018 são do TOP 2020

Igor Tofalini (paracanoagem), Vitor Tavares (parabadminton), Jovane Guissone (esgrima em cadeira de rodas) e Geraldo Von Rosenthal (tiro esportivo), todos bolsistas do Talento Olímpico do Paraná (TOP 2020), receberão este ano o Prêmio Paralímpicos 2018 - uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

 

A relação completa dos melhores atletas do país em cada modalidade foi divulgada nesta tarde de quinta-feira (06), pelo CPB. O evento que celebrará os esportistas será no próximo dia 12 de dezembro, às 20h, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

 

O Prêmio Paralímpicos é realizado pelo CPB desde 2011. A festa acontece sempre em dezembro e tem o objetivo de homenagear os atletas paralímpicos que se destacaram durante o ano em competições nacionais e internacionais. Na cerimônia, são premiados atletas das 22 modalidades do programa paralímpico, além dos técnicos que mais se destacaram nos esportes individuais e coletivos. Também são homenageados os melhores atletas eleitos por voto popular – um no masculino e um no feminino.

 

O Paraná só perdeu para São Paulo em número de atletas contemplados.

 

Saiba mais sobre os vencedores

Jovane Guissone foi o vencedor, na esgrima, de todas as oito edições do Prêmio atleta da esgrima em cadeira de rodas. Em 2018, conquistou seis medalhas nas etapas da Copa do Mundo, no Canadá, Hungria e Itália, sendo uma de prata e cinco de bronze. E vale lembrar que Guissone foi campeão paralímpico em Londres 2012

 

Igor Tofalini é atleta da paracanoagem, na categoria classe VL2. Tofalini é campeão mundial, título conquistado em agosto de 2018, em Portugal. Também foi medalha de bronze no Pan-Americano de Canoagem e disputou a Rio 2016.

 

Vitor Tavares é o recordista de medalhas do parabadminton. Conquistou três medalhas de ouro nas disputas individuais e em dupla no Brasil internacional de Parabadminton 2018, em agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

 

Geraldo Von Rosenthal, do tiro esportivo, conquistou as medalhas de prata nas etapas da Copa do Mundo disputadas nos Emirados Árabes e França, em 2018. Além de ter liderado o ranking nacional nas provas de pistola sport, livre e standard.

 

O programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2020) é realizado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo com o patrocínio da Copel.


COM/SEET
(41) 3361-1122
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.