Notícias em Destaque

9/6/2018 1:00:00

Dezenove atletas do Talento Olímpico do Paraná trazem 26 medalhas dos Jogos Sul-Americanos

Após 14 dias de competições dos XI Jogos Sul-Americanos, que aconteceram em Cochabamba, na Bolívia, o Paraná tem muito para comemorar. Dos 19 atletas do Talento Olímpico do Paraná, bolsistas na edição 2017, que participaram dos jogos, 14 deles trouxeram para casa 26 medalhas no total, sendo 13 de ouro, 12 de prata e uma de bronze.

“O TOP é motivo de orgulho para a Secretaria do Esporte e para a gestão da governadora Cida Borghetti, por ser um projeto que ajuda bons atletas a se desenvolverem ainda mais em suas profissões. É um privilégio poder, com o patrocínio da Copel, auxiliá-los em mais essa jornada”, relata o secretário do esporte e do turismo, João Barbiero.

A atleta TOP multimedalhista, e uma das principais do Sul-Americano, foi Rafaela Trevisan Raurich, da natação, que mereceu suas três medalhas de ouro e uma de prata. Seus primeiros lugares foram nos revezamentos 4x200, 4x100 e revezamento medley 4x100. Já a prata foi na prova individual 200mt livres.  

Outra atleta TOP que traz várias medalhas é a Barbara de Kassia Godoy Domingos, da ginástica rítmica. Ela ganhou o ouro na prova da bola e mais três pratas: no arco, na fita e no individual geral.

“É muito gratificante ver nossos atletas conquistando medalhas em mundiais. Isso só prova que o projeto tem efetividade e todos esses anos de dedicação do Governo do Paraná valeram a pena. Ver nossos atletas no pódio não tem preço”, expressa a coordenadora do TOP, Denise Golfieri.

Durante as provas, que aconteceram de 26 de maio a 8 de junho, o Brasil conquistou, ouro a ouro, o segundo lugar geral dos jogos com 90 medalhas douradas, perdendo apenas para a Colômbia, que subiu 94 vezes no lugar mais alto do pódio. Mesmo como segundo colocado, o Brasil teve um total de 204 medalhas.

No total, foram 14 países participantes e 35 modalidades disputadas nessa edição. A próxima, realizada em 2022, já que o evento acontece de quatro em quatro anos, será em Assunção, no Paraguai.

O Talento Olímpico do Paraná - TOP 2020 é uma realização do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo - SEET, Instituto Paranaense de Ciência do Esporte - IPCE e tem o patrocínio exclusivo da Copel.

COM/SEET
Bruna Mazanek
bruna.mazanek@seet.pr.gov.br

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.