Esporte

4/6/2018 15:40:00

Regionais dos JAPS começam nesta quinta-feira

Os Jogos Abertos do Paraná (JAPS) chegam à sua 61ª edição com aberturas programadas em 12 diferentes cidades. Serão duas etapas regionais classificatórias da Divisão B, uma com início na próxima sexta-feira (07), que segue até o dia 10, e outra sendo realizada entre os dias 22 e 24 de junho.

Os 12 municípios-sede que farão parte dessas duas regionais são: Guaratuba, Tibagi, Cornélio Procópio, Rolândia, Planalto, Palmas, Laranjeiras do Sul, Palotina, Faxinal, Paraiso do Norte, Tapejara e Mariluz.

O basquetebol, de Londrina, foi campeão da divisão
O basquetebol, de Londrina, foi campeão da divisão "B" e, posteriormente, da divisão "A", em 2017 (Foto: Thiago Chas/SEET-PR)

A governadora Cida Borghetti celebrou o início das competições. “Os objetivos desse evento, construídos ao longo de mais de 60 anos, são ícones que poderiam servir de base a toda sociedade. A promoção e a integração esportiva entre os vários municípios e seus integrantes propiciam o desenvolvimento do cidadão como ser social, autônomo e democrático. Ou seja, o foco sempre está no ser humano e em dar a cada participante a oportunidade de vivenciar as boas práticas que o esporte proporciona. Uma bússola em busca de um futuro sempre positivo”, disse Cida.



“A longevidade das competições realizadas no Paraná demonstra a capacidade do nosso estado em executar eventos com qualidade e que levam aos nossos municípios os ideais e benefícios relativos à prática esportiva. Os mais de sessenta anos de história dos Jogos Abertos do Paraná - JAPS nos contam histórias de superação, de dedicação, de companheirismo e projetam nomes que se destacam em nível nacional e internacional, comentou o secretário estadual do Esporte e do Turismo, João Barbiero, que completou: “É importante ressaltar também o impacto que evento de tamanho vulto gera na cidade. Hotéis lotados, restaurantes acolhendo novos consumidores, praças esportivas ocupadas, arquibancadas vibrantes, toda a aura que envolve um importante encontro de congraçamento da comunidade esportiva”.



Serão sete modalidades em disputa nas regionais da Divisão B: futsal, voleibol, basquetebol, handebol, futebol, bocha e bolão. Esses esportes depois se somam a outros quatro – futebol de sete, vôlei de praia, handebol de areia e kickboxing – na Fase Final B, classificatória para a Fase Final da Divisão A.

O handebol de areia é uma das modalidades que se somam na fase final dos JAPS divisão B (Foto: Thiago Chas/SEET-PR)
O handebol de areia é uma das modalidades que se somam na fase final dos JAPS divisão B (Foto: Thiago Chas/SEET-PR)

FINAIS – Em 2018 as finais das Divisões B e A dos Jogos Abertos do Paraná acontecem respectivamente em Coronel Vivida, de 17 a 23 de agosto, e Londrina, de 21 a 30 de setembro.



OBJETIVOS – A realização dos Jogos Oficiais do Estado tem como objetivos previstos em seu regulamento:

  • Promover a integração sócia esportiva entre várias representações municipais, e as pessoas que as integram;
  • Propiciar o desenvolvimento integral do cidadão paranaense como ser social, autônomo, democrático e participante, contribuindo para o pleno exercício da cidadania;
  • Compensar os efeitos nocivos da vida moderna, contribuindo para a preservação e promoção da saúde humana;
  • Gerar atividade econômica com mercado diferenciado pela oferta de novos empregos, serviços e bens de natureza esportiva;
  • Estimular o desenvolvimento técnico esportivo das representações municipais, buscando avaliar e apresentar subsídios a partir da análise científica, quantitativa e qualitativa;
  • Interagir com os demais segmentos afins que contribuem no desenvolvimento do esporte do Paraná.


COM/SEET
Beto Pacheco
betopacheco@seet.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.