Esporte

12/3/2018 10:30:00

Teresinha de Jesus conquista três ouros na regional Rio-Sul do Circuito Loterias Caixa

Teresinha de Jesus, medalhista de bronze nos 100m T47 (para amputados de braço) nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, teve um início de competições em 2018 promissor: foi dela a principal performance do regional Rio-Sul do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação, que se encerrou neste domingo, 11, em Porto Alegre (RS). A representante o Instituto Roberto Miranda (PR) competiu e venceu três provas na pista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No sábado, 10, Teresinha foi ouro nos 100m (sua principal prova), com 13s40 - tempo que a coloca à frente no ranking mundial da prova -, e nos 400m, com 1min02s61. No domingo, completou o tríplice triunfo vencendo os 200m, nos quais registrou 30s81.

"Ainda estamos saindo da fase de base do treinamento e a intenção é chegar ao Open e melhorar ainda mais estas marcas. O trabalho está sendo muito bem feito para chegar bem ao nosso principal objetivo", disse a atleta de 37 anos, bolsista do programa Talento Olímpico do Paraná - TOP 2020 na edição de 2017. Em sua fala, ela se refere ao Open Internacional Loterias Caixa, que acontecerá de 26 a 28 de abril, no CT Paralímpico, em São Paulo (SP).

História
: Teresinha teve de amputar o braço esquerdo após sofrer um acidente no muro de casa aos oito anos. Chegou a jogar futebol em 2011 e 2012, quando resolveu dedicar-se exclusivamente ao atletismo paralímpico.

A fase regional Rio-Sul do Circuito Loterias Caixa reuniu, ao todo, 388 atletas, sendo 262 do atletismo e 126 da natação, de clubes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O próximo estágio do maior evento do paradesporto nacional será a Norte-Nordeste, em Aracaju (SE), de 23 a 25 de março. A Centro-Leste, em Goiânia (GO), de 13 a 15 de abril, encerra o calendário das regionais classificatórias para as etapas nacionais do evento.

TOP 2020: O Talento Olímpico do Paraná é o maior programa, em nível estadual, de bolsa-atleta do país. Uma realização do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET) com o patrocínio exclusivo da Copel. São ofertadas anualmente 1.600 bolsas a atletas dos esportes olímpicos e paralímpicos, abrangendo desde jovens promessas até estrelas de renome mundial.

Fonte: cpb.org.br

COM/SEET
Beto Pacheco
betopacheco@seet.pr.gov.br
 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.