Esporte

2/10/2015 11:17:36

SEET recebe “Selo Paraná Pela Vida” por incentivar doação de órgãos

A Secretaria do Esporte e do Turismo está entre as empresas e instituições parceiras da doação de órgãos que receberam na última quinta-feira (1º) o “Selo Paraná Pela Vida 2015”, concedido pela Central Estadual de Transplantes (CET-PR) a entidades que apoiam a divulgação da causa no Estado. Quem representou o secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabricio, na solenidade de entrega do selo foi o assessor Ivo Camargo de Lima.

A ação faz parte da campanha “Fale Sobre Isso”, do Governo do Paraná, que incentiva as pessoas a comunicar a família sobre o desejo de se tornar um doador de órgãos.
No ano passado, outras 16 entidades públicas e privadas já haviam recebido o Selo por aderiram à campanha. A parceria está rendendo bons frutos, pois convida diversos setores da sociedade a discutir o tema, o que tem refletido diretamente no aumento do número de transplantes realizados no Paraná.

Para o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a homenagem significa o reconhecimento àqueles que contribuem para a conscientização e esclarecimento da população. “Trata-se de um agradecimento simbólico em nome de todas as vidas salvas graças às centenas de doações de órgãos realizadas no último ano”, disse.

O secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabrício, argumenta que a divulgação da causa é de extrema importância para conscientizar as famílias da necessidade de aumentar a doação de órgãos para atender a grande demanda. “Em diversos casos a doação não é possível porque os familiares desconhecem a vontade do parente que perdeu a vida”.

Durante todo o ano de 2014, 200 captações de órgãos foram efetivadas no Estado. Isso permitiu a realização de 422 transplantes no mesmo período. De acordo com o balanço preliminar da CET-PR, somente neste ano, já são 173 captações e 322 transplantes.

Com informações da Secretaria Estadual de Saúde

Veja a lista das instituições que receberam o “Selo Paraná Pela Vida”:

- Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL-PR
- Amigos do Hospital de Clinicas
- Blumenauense Refeições Coletivas – Alimentação Empresarial e Escolar
- Instituto Joanir Zonta – Rede Condor Super Center
- Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo
- Siena Indústria e Comercio de Produtos Alimentícios Ltda.
- SESI-PR – Serviço Social da Indústria
- Coren-PR – Conselho Regional de Enfermagem
- Empresa Avícola Carminatti

COM/SEET
André Molina
(41) 3361-7704
heavymol@hotmail.com
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.