Esporte

7/6/2012 14:20:00

TOP 2016 aumenta investimento para esse ano em 1.168%

O que era bom ficou ainda melhor. Esta frase resumiu a reunião que aconteceu nesta segunda-feira (04.06) na sede da Secretaria do Esporte do Paraná com as federações esportivas e paradesportivas sobre o Programa Talento Olímpico Paranaense – TOP 2016. Considerado o melhor programa de incentivo ao esporte, o TOP 2016 foi lançado no ano passado em parceria com a COPEL.
Em 2011, foram 250 bolsas de 500 reais destinados a atletas de 11 a 18 anos que estivessem treinando e competindo ou federado por entidade paranaense. O Secretário do Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, ao abrir a reunião disse que o programa salta de um investimento de 625 mil reais para 7,3 milhões neste ano: “Só anunciamos as novidades agora depois de tudo estar aprovado, documentado e com o dinheiro já garantido. Essa é a política do Governador Beto Richa que estamos seguindo a risca, pra não criar expectativas e depois frustrá-las. Agora é certo, é garantido e acredito ser é um dos grandes passos que o esporte paranaense está dando nos últimos anos.”
O investimento no Programa em 2012 tem um aumento de 1.168% em relação ao ano anterior, ou seja, quase 12 vezes maior. O Secretário disse que o desejo é de que em 2013, com novos parceiros e patrocinadores o Programa ultrapasse a marca de 10 milhões de investimento.

Novidades

O TOP 2016 para esse ano será subdividido em cinco categorias: Formador, Escolar, Nacional, Internacional e Técnico.
Com o novo anúncio,ao invés da 400 bolsas indicadas pelas federações para o TOP Escolar, serão 450 bolsas, um incremento de 200 bolsas em relação à 2011. No TOP Escolar são beneficiados atletas de 11 a 18 anos que foram indicados pelas federações esportivas, com 402, e outras 48 para modalidades paralímpicas, com bolsa mensal no valor de 500 reais.
O TOP Formador são destinadas a atletas de até 14 anos que estejam estudando em escola pública e que foram indicadas pelos Núcleos Regionais de Educação. São 400 bolsas no valor de 150 reais mensais como incentivo à prática esportiva.
O TOP Nacional, categoria anunciada somente nesta reunião, vai beneficiar 50 atletas, sendo obrigatoriamente seis deles paralímpicos, com bolsa mensal no valor de 1.000 reais. Esta bolsa é destinada a atletas que estejam competindo por entidades paranaenses e que incluside tenham ultrapassado o limite de idade e não podem ser beneficiados com o TOP Escolar. A trajetória do atleta beneficiado deve ser de reconhecimento nacional, tendo resultados expressivos dentro e fora do Estado.
TOP Internacional é a categoria dos grandes atletas paranaenses que ainda permanecem competindo e defendendo as cores paranaenses. Serão apenas 17 atletas contemplados com uma bolsa de 1.500 reais. Não há limitação para idade, as únicas exigências é que o atleta tenha defendido o Brasil em competições internacionais e que esteja ainda com vínculo federativo pelo Paraná.
Outra bolsa que também já havia sido anunciada é a TOP Técnico, mas que na reunião sofreu um aumento no número de beneficiados. Dos 50 anteriormente anunciados, serão 80 técnicos das mais diversas modalidades que serão beneficiados com uma bolsa mensal de 850 reais justamente para incentivar os obstinados profissionais de educação física que formam os verdadeiros talentos paranaenses. Dos 80 técnicos escolhidos, obrigatoriamente dez devem trabalhar com modalidade paralímpica.
Segundo informou o Coordenador de Projetos Especiais, Itamar Tagliari , houve uma intensa motivação da equipe da Secretaria para que o programa do TOP 2016 fosse aprovado em sua integralidade: “Batalhamos muito para que todas as categorias fossem aprovadas. Isso mostra o envolvimento que tivemos e a recompensa é poder anunciar isso para a comunidade esportiva. São projetos inovadores que vão de encontro com a necessidade da sociedade.”
Para a coordenadora do TOP 2016, Andreia Taguchi, a parte burocrática demanda mais tempo e é o período de turbulência por causa de inconsistência de documentos e dados errados, mas que enfim, tudo está solucionado e o programa será lançado oficialmente no dia 20 de junho no Centro de Convenções de Curitiba às 14h30min com a presença do Governador Beto Richa: “Tivemos quatro meses de intensidade na elaboração de contratos, no recebimento de documentos. Contamos com o apoio das federações e agora temos que comemorar as boas notícias, uma delas é o lançamento no dia 20 de junho e a outra é que os atletas indicados e bolsistas desde fevereiro, receberão as bolsas retroativo ao mês de março,” finalizou a coordenadora.
Os bolsistas, que totalizam 997, terão responsabilidades em 2012. Além de usar a imagem do programa em uniforme de competições, devem enviar relatórios de treinamentos e de resultados obtidos e também se apresentarem quando forem convocados para exames e testes físicos que devem acontecer no segundo semestre.
O Programa Talento Olímpico Paranaense – TOP 2016 terá neste ano o patrocínio da COPEL e da Sanepar e terá como parceiros a FIEP (Federação das Indústrias do Paraná) e da FECOMÉRCIO (Federação do Comércio do Paraná) e conta com o apoio das federações de modalidades esportivas e paradesportivas do Paraná. O investimento total no ano de 2012 será de 7.300.000,00 (sete milhões e trezentos mil reais).

COM/SEES
Jandrey Vicentin
(41) 3361-7736
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.