Esporte

25/3/2012 14:10:00

Brasil conquista o título do Circuito Mundial de Futevôlei em Curitiba

O Brasil levou a melhor e conquistou o título da primeira etapa do Circuito Mundial de Futevôlei 2012, disputado em Curitiba, na arena montada no Jardim Botânico. A dupla brasileira formada por Tatá e Pião venceu no começo da tarde deste domingo (25) os paraguaios Jesus e Widilfo Baez por 2 sets a 1 (parciais de 21 a 15, 19 a 21 e 18 a 7) e ficou com o ouro do torneio. Em terceiro lugar ficou a dupla de Portugal Marcos Floresi e Bruno Santos.

Neste domingo foram disputados os jogos da fase final do campeonato. No total, foram 16 confrontos disputados desde o começo da manhã. Classificaram-se para a semifinal os brasileiros Tatá e Pião, os uruguaios Christian e Oscar, os paraguaios Jesus e Widilfo Baez e os portugueses Marcos Floresi e Bruno Santos. Na primeira semifinal, a dupla do Brasil venceu os uruguaios por 21 a 6 e logo depois os paraguaios venceram Portugal por 21 a 8.

Na decisão do terceiro lugar, Portugal buscou a virada no placar nos instantes finais do jogo, após estar perdendo por 15 a 19, fechando o jogo em 21 a 19 e conquistando a taça de bronze. “Estamos trabalhando para o crescimento do futevôlei na Europa e em nosso país e essa conquista do terceiro lugar no Mundial é um indício de que estamos no caminho certo”, ressaltou Bruno Santos, de Portugal.

Final com muita emoção e vitória brasileira

A disputa do título reservou muitas emoções para o público, que compareceu em bom número nas arquibancadas e participou ativamente da conquista da dupla verde-amarela. Em quadra, Brasil e Paraguai confirmaram o favoritismo, representando as duas principais forças do futevôlei mundial na atualidade.

No primeiro set, a dupla brasileira mostrou confiança e personalidade para abrir uma boa diferença no marcador e fechar o jogo em 21 a 15. No segundo set, o Paraguai começou na frente, mas permitiu a virada brasileira. No entanto, nos instantes finais do set, os paraguaios retomaram a frente no marcador e fecharam em 21 a 19, o set mais equilibrado da decisão.

No terceiro e decisivo set, os brasileiros não deram qualquer chance para a reação paraguaia. Inspirado, Tatá demonstrava muita raça em cada disputa, o que empolgou ainda mais a torcida presente. E num ace de Pião, o jogo foi fechado com vitória brasileira por 18 a 7.

A dupla de Alagoas, que conquistou o terceiro lugar no Circuito Nacional de Futevôlei disputado essa semana em Curitiba, trabalha como professores de futevôlei em sua cidade. Ao final do jogo, com o título assegurado, eles agradeceram o apoio da torcida paranaense para a conquista do ouro. “Queremos agradecer todo mundo que veio aqui prestigiar e apoiar o futevôlei brasileiro”, destacou Tatá.

Atual tetracampeão do Circuito Mundial, o brasileiro Pião também destacou a boa organização do evento, que contou com o apoio da Federação de Futevôlei do Estado do Paraná, da Confederação Brasileira de Futevôlei e da Secretaria de Estado dos Esportes. “Todos estão de parabéns pelo grande evento realizado, com muita organização, valorizando muito a modalidade. Felizmente conquistei o título, o quarto no Circuito Mundial, ao lado do meu companheiro Tatá. Foi um bom jogo, muito disputado como deveria ser pelo que representa Brasil e Paraguai para o futevôlei e tenho certeza que o público saiu satisfeito pelo que foi apresentado durante toda a competição aqui em Curitiba”, afirmou.

As partidas foram acompanhadas pelo Secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman, que salientou a importância para o Paraná em sediar jogos do Circuito Brasileiro e Mundial de Futevôlei, chamando a população do estado para o esporte, fortalecendo relações e o interesse para que mais pessoas pratiquem a modalidade. “O Paraná é um estado acolhedor e para nós foi muito gratificante receber o melhor do futevôlei brasileiro e mundial. Parabéns a todos os atletas que participaram dos torneios, pois realizaram um grande espetáculo para todo o público”, disse.

Desde quinta-feira Curitiba esteve no centro do futevôlei mundial, com a realização na cidade de três competições: Etapa dos Circuitos Brasileiros Masculino e Feminino e a primeira Etapa do Circuito Mundial de Futevôlei. No total, 118 atletas participaram do torneio, disputado na arena montada no Jardim Botânico.

No Circuito Brasileiro Masculino foram 30 duplas de 12 estados, com o título sendo conquistado pelo pernambucano Alexandre e o alagoano Fábio. Já o feminino teve a participação de 11 duplas, com o título ficando com Lana (DF) e Patricinha (RJ). E na primeira etapa do Circuito Mundial foram 22 duplas de 17 países. As próximas etapas do mundial serão em Portugal e Dubai.


COM/SEES
Patrícia Bahr
comunicação@sees.pr.gov.br
41 3361 6535


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.