Perguntas e Respostas

1 - Quais as atribuições da Secretaria do Esporte e do Turismo?
RESPOSTA: A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET) foi criada em 2013, por meio da lei 17.745. A função da Secretaria é: coordenar as ações que envolvem a estratégia relativa a eventos esportivos e afins, de âmbito regional, nacional e internacional, bem como desenvolver o turismo de forma economicamente sustentável, gerando empregos e divisas através de ações que promovam o Estado do Paraná. A Pasta também tem como objetivo o fomento e a execução da Política Estadual de Turismo, implementando programas e projetos de incentivo ao desenvolvimento do setor. Entre as principais realizações estão os Jogos Oficiais do Estado, que envolvem milhares de pessoas nas mais diversas regiões do Paraná.

São vinculadas à SEET as autarquias: Instituto Paranaense de Ciência do Esporte – IPCE; Paraná Turismo; e Centro de Convenções de Curitiba.

2 - Quais são as competições oficiais realizadas pela Secretaria?
RESPOSTA
: A Secretaria, em parceria com os municípios, realiza, ao longo do ano, os Jogos Escolares (em parceria com a Secretaria de Estado da Educação), Jogos da Juventude, Jogos Universitários, Jogos Abertos e Jogos Abertos Paradesportivos - Parajaps. Também realiza conjuntamente com os municípios os Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu - Jarcans, Jogos Abertos do Vale do Ivaí - Javis, Jogos da Primavera e Jogos da Reforma Agrária. Todos os anos, os atletas e equipes campeões dos Jogos Escolares do Paraná participam também dos Jogos Escolares da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em diversas cidades do país.

3 - A Secretaria do Esporte e do Turismo oferece práticas esportivas aos cidadãos?
RESPOSTA:
Não é papel da Secretaria desenvolver práticas esportivas como fim, porém, indiretamente, através de suas políticas esportivas e incentivos, além de parcerias com instituições sem fins lucrativos, são oferecidas práticas como ginástica artística (Centro de Excelência de Ginástica), escolinha de vôlei (Projeto Compartilhar), aulas de tae-kwon-do, ginástica para a melhor idade, além de fornecer material esportivo para que os municípios possam desenvolver outras atividades em nível local.
Ressaltamos também a realização dos Jogos Oficiais, que proporcionam lazer e esporte para milhares de paranaenses das mais variadas idades todos os anos.

4 - Existe algum tipo de apoio a atletas?
RESPOSTA
: O Programa Talento Olímpico do Paraná - TOP, criado em 2011 e cuja patrocinadora é a Copel, oferece 1.600 bolsas a atletas e técnicos de todo o estado, desde estudantes que estão iniciando na carreira até atletas que disputam grandes competições esportivas, como as Olimpíadas e Paralimpíadas. São 6 categorias de bolsas, que variam de R$ 150 a R$ 4 mil. Para participar, os atletas devem ser indicados por suas federações esportivas e, no caso dos estudantes da categoria TOP Formador, pelos Núcleos Regionais de Educação - NRE. Em algumas categorias (Nacional e Técnico no paradesporto e categoria Olimpo), uma comissão independente, formada por diversas instituições, é responsável pela seleção final, que leva em conta o rendimento dos atletas. Nas demais, a seleção é feita pela análise e ranking estipulado pela federações e NRE.
Recomendar esta página via e-mail: