OUVIDORIA SEET


SECRETARIA DE ESTADO DO ESPORTE E DO TURISMO

OUVIDORIA
Contato: 3361 7740

As Ouvidorias Públicas, na sua concepção atual, remontam à figura do Ombudsman (palavra de origem nórdica resultado da união das expressões “ombud” – representante, procurador e “man” – homem), surgidas na Suécia no ano de 1809 com o propósito de fortalecer os direitos

É uma atividade política de grande importância nas sociedades democráticas serviu de inspiração para o surgimento das Ouvidorias Públicas, influência esta que se revela na finalidade principal das duas instituições – a defesa dos direitos dos cidadãos - a despeito das diferenças existentes entre ambas, notadamente em relação aos poderes aos quais se vinculam e a espécie de mecanismos de controle e a autonomia funcional de quem o desempenha.

Vinculadas em regra ao Poder Executivo, as Ouvidorias Públicas exercem parcela do controle interno da administração e são chefiadas, no caso do Ouvidor Geral, por pessoas escolhidas livremente pelo governador.

E é justamente o exercício dessa opção que vai indicar a vontade do governante em permitir que a sociedade possa atuar como partícipe, parceira e, principalmente, como fiscalizadora da atividade estatal.

Importante que ,para que se possa estabelecer uma relação de confiança entre o governo e a sociedade, é fundamental que o recebimento e a efetiva apuração quanto à procedência das reclamações ou denúncias encaminhadas pela população configurem a pedra angular sob a qual repousa toda a atividade das Ouvidorias.

Nesse contexto e também para fazer valer um dos princípios fundamentais inseridos na Constituição da República – o da dignidade da pessoa humana – as Ouvidorias devem atuar sempre e cada vez mais na perspectiva do limite máximo de inclusão.

Com esses objetivos, portanto, é que a Controladoria da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, por intermédio da Coordenadoria de Ouvidoria, disponibiliza para a população atendimento presencial na Rua Pastor Manoel Virgínio de Sousa, 1020, Capão da Imbuia, atendimento telefônico através do (41) 33617740 ou 0800411113 (ligação gratuita) e também via web no site: http://www.cge.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=53

Uma vez inserida no sistema, a reivindicação é analisada e imediatamente encaminhada ao setor competente para solução dentro de um prazo pré-determinado.

As providências adotadas, depois de examinadas e tidas como satisfatórias pela Coordenadoria de Ouvidoria são, na sequência, comunicadas ao interessado.

Dependendo da gravidade há situações cuja abordagem exige a realização de um procedimento prévio de averiguação, de uma inspeção, ou mesmo de uma auditoria.

Sugestões e elogios endereçados a determinados setores do serviço público também aparecem com frequência.
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