Um pequeno pulo para um atleta, um grande salto para a ciência 30/09/2019 - 13:11

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE) está mapeando a morfologia dos atletas dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS). O objetivo é fornecer dados para os técnicos utilizarem em avaliações e planejamento de treinamento e desempenho de seus atletas, além de embasar pesquisas em áreas relacionadas à saúde e desempenho esportivo.

A iniciativa é do diretor de inovação do Instituto, Antonio Carlos Dourado, que é também professor da Universidade Estadual de Londrina. A coleta de dados acontece na fase final desde 2017 e está prevista até 2021. Pretende-se criar um quadro morfológico de cerca de mil atletas no período. O trabalho em 2019 é ampliar o levantamento nas modalidades individuais, em especial a natação e o atletismo. 

Cada esportista passa por três avaliações:
1) a bioimpedância, que calcula a composição corporal em relação à massa magra, taxa de gordura e quantidade de líquido presente no corpo;
2) saltos, que indicam força e potência de membros inferiores;
3) preensão manual, que mede a força de membros superiores.

Esses indicadores, quando analisados em conjunto e no contexto do desenvolvimento de cada jovem, auxiliam os treinadores nas decisões a respeito de como trabalhar habilidades e mudanças na ferramenta de trabalho principal de um esportista: o corpo. “É uma referência, não há uma medida de estrutura para cada modalidade ou mesmo para o atleta em geral, mas os dados dão embasamento para monitoramento e controle do desempenho dos atletas adolescentes do Estado”, explicou Dourado. Segundo ele, todo jovem que passa pela avaliação já sai com suas medidas para que possam ser usadas pelos técnicos.

O time de handebol feminino de Sarandi foi um dos que participou do estudo em anos anteriores. De lá para cá, o treinador Edmilson Santos contou que passou a utilizar esses dados e que isso mudou sua forma de planejar seu trabalho. “Essas avaliações nos deram uma real noção de necessidades dos atletas. Tive a clareza de que uma goleira não precisa correr o mesmo que uma ponta vai correr, então posso planejar um treino semelhante com objetivos diferentes”, exemplificou Santos.

Ele contou que o acesso a essas medições nem sempre é fácil, mas o contato com elas fez com que pesquisasse mais a respeito e incluísse outros testes para melhorar o monitoramento das suas jogadoras. Hoje ele encara o conhecimento desses dados morfológicos como fundamentais para traçar o perfil de suas atletas. Além disso, considera que trazem um fator de motivação para elas, porque proporciona um treinamento personalizado e trazem um resultado expressivo.

Vinícius Carvalho, treinador da equipe da natação de Londrina, explicou que usa dados morfológicos para monitorar o programa de treinamento de seus atletas desde 2013. De três em três semanas, o treino é readequado tendo como base o desempenho e os indicadores de cada nadador. “Buscamos entender quanto eles estão ou não evoluindo, baseados no programa que a gente está realizando. Por isso essas coletas de medidas são importantes, no sentido de entender se o treinamento é efetivo, se está com algum problema ou precisa algum ajuste”.

Nesta edição dos JOJUPS, a equipe de Carvalho teve seus dados coletados para o mapeamento do IPCE. Segundo o professor, uma base de dados maior é importante porque torna possível identificar o padrão de um grupo: “a nossa participação visa contribuir com esse estudo, ele vai facilitar para nós, treinadores, entendermos como devem ser o aspecto e as características dos atletas no geral e específicas de cada modalidade”.

O mapeamento já gerou duas dissertações de mestrado e tem potencial para ser utilizado em muitos outros trabalhos acadêmicos e práticos. “No IPCE a gente prima por estimular o estudo com atletas e essa foi uma das oportunidades que abrimos, então nós temos várias pesquisas sendo desenvolvidas em parceria com diferentes instituições”, explicou Dourado.

A 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), Divisão A, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o apoio da cidade de Londrina.

Amanda Iargas/JOJUPS
iargas.amanda@gmail.com

GALERIA DE IMAGENS