Seminário estadual reúne especialistas visando expansão da gestão esportiva 05/12/2019 - 15:01

Com a proposta de fomentar o esporte, aconteceu nesta quarta-feira (04.12) o seminário estadual “Educação + Esporte, transforma Paraná”, realizado pela Superintendência do Esporte, inédito nestes moldes. O evento aconteceu no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba, onde foram debatidos temas relacionados à programas e projetos para o desenvolvimento do esporte na linha da educação, lazer e inclusão social, bem como as leis de incentivo federal e estadual.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Especial do Esporte e do Ministério da Cidadania, secretário especial General Décio dos Santos Brasil; secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rêgo; diretor do departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte, Antonio Ricardo de Alcântara Lima; coordenadora geral de Desenvolvimento da Política de Financiamento ao Esporte, Solange Souza dos Santos e o coordenador de Jogos e Eventos de Esporte, Lazer e Inclusão Social, Cláudio Luiz Pinheiro da silva.

Com cerca de 300 representantes esportivos de todo o Paraná, o evento abriu com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Governo do Estado do Paraná, por intermédio do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE). O documento foi assinado pela vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, na presença do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças e coordenador do projeto Inteligência Esportiva da UFPR, Fernando Mezadri e do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

O termo é uma junção de esforços para o desenvolvimento e integração na coleta e tratamento de dados e a capacitação de profissionais objetivando o aperfeiçoamento das políticas públicas do Estado do Paraná no campo do esporte.

Na ocasião também foi lançado o “Tarumã mais Esporte”, projeto que tem o objetivo de oportunizar o acesso ao esporte para toda a comunidade. A parceria será realizada com o envolvimento das instituições de ensino superior, Conselho Regional de Educação Física (CREF-9), entidades esportivas e do Terceiro Setor. Com essa divisão de responsabilidades dos envolvidos, o projeto busca tornar o Ginásio do Tarumã também referência em políticas públicas voltadas ao esporte.

Durante o evento, o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, entregou um voucher ao secretário de esportes do município de Planalto, Jair Dilceu Weich, em nome de todas as prefeituras, referente ao repasse de materiais esportivos para os municípios que sediaram os jogos oficiais do Paraná nos anos 2018 e 2019.

Encerrando as atividades da manhã, Sandra Pires, que disputou três Jogos Olímpicos na carreira, onde conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze, palestrou para os presentes, abordando exemplos concretos com base em sua trajetória profissional a fim de motivar os participantes sobre temas como liderança, determinação, caráter, espírito de equipe e treinamento.
 

Imagem geral mostrando o palco com as autoridades em pé e o público
O evento reuniu cerca de 300 pessoas, no Auditório do CRCPR, em Curitiba. (Foto: Thiago Chas/Esporte Paraná)


As discussões, mediadas pelo jornalista Gil Rocha, tiveram a participação efetiva do público presente, que pode esclarecer dúvidas com todos os representantes das instituições convidadas para o debate.

O secretário especial de Esportes do Ministério da Cidadania, General Décio dos Santos Brasil, falou da satisfação em estar presente nesse evento que vai possibilitar um novo rumo para gestão esportiva no Paraná. “É esse o caminho. O planejamento possibilita traçar metas e o rumo que se quer. Com o pouco recurso que o esporte tem, a gente com planejamento bem feito consegue fazer muita coisa. É isso que o Paraná está fazendo e dando exemplo. Nós temos essa preocupação porque cabe à nós depois fiscalizarmos a execução orçamentária e financeira daquilo que o Governo Federal aplica nos Estados através da Lei Agnelo Piva e da Lei de Incentivo ao Esporte”, afirmou o General, destacando ainda a importância da participação da Secretaria Especial do Esporte nessa discussão.

“A nossa colaboração aqui é exatamente mostrar as possibilidades que a Secretaria tem para beneficiar a sociedade paranaense nas suas políticas estaduais, integradas com as políticas do Governo Federal, do presidente Bolsonaro, que é exatamente uma diretriz muito bem estabelecida, primando pela democratização das políticas públicas, dos recursos públicos e a municipalização dessas políticas. Então a nossa participação aqui é exatamente isso, aproveitando essa reunião dos gestores do esporte dos municípios do Paraná, para transmitir essa mensagem e fazer a parceira adequada e necessária entre o Governo Federal e o Governo do Estado do Paraná”, afirmou.

Para o professor de Educação Física, de Guarapuava, Edson Pereira de Andrade, proporcionar aos gestores do esporte do Paraná um evento dessa amplitude, demonstra a credibilidade e, principalmente, a responsabilidade da atual gestão estadual. “As informações prestadas e repassadas dentro dessa proposta, vem em muito colaborar com o andamento do trabalho no município, a troca de informações, as indicações e as maneiras simplificadas favorecem em muito. A lei de incentivo ao esporte estadual tanto quanto a lei nacional, precisam ser divulgadas. Para os municípios é importante saber que o aporte desse recurso deve ficar no município, independentemente do tamanho do projeto. Todos os detalhes aqui apresentados foram de grande valia e principalmente potencializa a função dos gestores dentro de seu município”, destacou.

Abrindo as demandas da tarde, o diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Antonio Ricardo de Alcântara Lima explanou sobre a Lei de Incentivo ao Esporte, desde o cadastramento, aprovação até a execução dos projetos. Na sequência, o coordenador de Jogos e Eventos de Esporte, Lazer e Inclusão Social, Cláudio Luiz Pinheiro da silva, exemplificou os programas esportivos e de inclusão social que o Conselho Nacional do Esportes desenvolve.

O secretário nacional, Emanuel Rêgo, falou sobre tudo que está sendo realizado pela Secretaria Especial do Esporte Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR)), entidade responsável por elaborar e implementar ações para o desenvolvimento e fortalecimento do esporte de alto rendimento no Brasil. O tricampeão olímpico destacou a importância do seminário e disse que é um momento importante para falar sobre planejamento.

“Durante toda a minha carreira sempre pensei em planejamento, e essa ideia de ter um seminário para políticas públicas é essencial para sabermos que caminho vamos seguir. Principalmente para esses gestores dos municípios pois assim eles conseguem absorver o que o Estado e o Governo Federal está fazendo, para que depois consigam fazer suas próprias políticas públicas. Então eu vejo com muito agrado e agradeço a oportunidade de poder expor todas as nossas políticas públicas do Governo Federal. Acredito que isso pode ser um movimento norteador para que os estados e municípios sigam as ideias do esporte que serão para o ciclo de 2020/2024”, afirmou Emanuel.

O superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, fez um balanço positivo do seminário. “Fechamos o ano com um grande evento, reunindo coordenadores e pessoas ligadas ao esporte de todo o Paraná. Recebemos o General Décio que comanda o esporte no Brasil, junto com o Emanuel, que é o nosso grande atleta do Brasil mas que hoje ajuda também a comandar o Ministério do Esporte. Foi uma alegria pois lançamos três projetos importantíssimos para o Estado. O Tarumã mais Esporte, o termo de cooperação técnica, através do Sistema de Inteligência Esportiva, e lançamos o planejamento estratégico de 2020, anunciando a operação Verão Maior, os Jogos de Aventura e Natureza e todos os demais jogos que já fazemos há muitos anos. Tenho certeza absoluta que o evento foi um sucesso e 2020 será um ano de muitas realizações para o esporte do Paraná” afirmou.

GALERIA DE IMAGENS