Projeto Verão Maior apresenta a inclusão de pessoas com deficiência 12/01/2020 - 22:48

Neste domingo (12) foi apresentado na praia de Caiobá o Handebol Sentado. Essa foi a primeira vez que a modalidade foi demonstrada ao público em um projeto de veraneio no estado.  O evento foi organizado pela equipe do Projeto Verão Maior e mostrou ao público e aos participantes como o esporte pode ser dinâmico e acessível.

O jogo e as regras foram concebidos pelo professor Saulo José da Silva que criou, além dessa atividade, até uma competição na escola onde leciona devido a adesão e procura dos seus estudantes. “A ideia surgiu quando um estudante com deficiência nos membros inferiores apareceu na escola em que eu trabalhava e precisava ser inserido nas atividades físicas. Logo percebi que poderia adaptar o handebol deixar ele mais acessível, pois não existe a necessidade de tanta coordenação motora, é só conseguir pegar a bola e passar. O maior benefício dessa atividade é incluir pessoas com ou sem deficiência numa prática esportiva e, por isso, é importante apresentar essa atividade ao maior número de pessoas possível e divulgar suas particularidades e principalmente suas aplicações em ambientes educacionais”, comentou o professor Saulo.

Vale lembrar que essa atividade não é ainda reconhecida como uma modalidade esportiva, pois não tem uma confederação que a legisle, como o handebol em cadeira de rodas. Ainda sobre a importância dessa atividade, o coordenador do paradesporto do Paraná, Mário Sérgio Fontes, comenta que todo cidadão paranaense deve ser incluído nas atividades do Verão Maior. “O handebol sentado é uma adaptação que qualquer professor pode levar para a sua sala de aula. E dessa forma qualquer criança pode brincar e participar em iguais condições com todo mundo”, finaliza Mário.

Por esse motivo durante todo projeto Verão Maior teremos aos finais de semana propostas de inclusão de pessoas com deficiência. Além do Handebol Sentado, ainda vão ocorrer eventos como o Beach Vôlei com atletas olímpicos de vôlei sentado (19/01), corrida de rua dividida em categorias (26/01), campeonato de Rúgbi Areia (02/02) e Surf Adaptado (16/02).

O Verão Maior é uma ação integrada do Governo do Estado, em parceria com os municípios do Litoral, das praias de água doce no Noroeste e Oeste do Paraná.

Saiba mais sobre o trabalho da Superintendência do Esporte em:

facebook.com/esportepr
instagram.com/esportepr

 Rogério Teotonio Rodrigues

GALERIA DE IMAGENS