Liga Estudantil PR: entenda os termos dos e-games 09/07/2020 - 10:27

A entrada dos e-games no calendário da Superintendência do Esporte, com a Liga Estudantil PR, apresenta uma inovação de modalidade no escopo do desporto escolar. Apesar de conter um grande número de fãs e praticantes, utiliza termos próprios e desconhecidos do público em geral. Para compreender melhor alguns termos utilizados nos esportes eletrônicos, confira esse glossário especial: 

Ace: O termo se refere a quando todos os membros de uma equipe são eliminados. No jogo Counter-Strike: Global Offensive a expressão se aplica somente quando um jogador elimina todos os seus inimigos. Já no League of Legends, não necessariamente os abates são do mesmo jogador. 

AFK: "Away from keyboard", isto é, longe do teclado. Geralmente utilizado para falar que um jogador está offline no jogo. 

APM: Abreviação para "ações por minuto". Geralmente utilizado para fazer referência à velocidade que um jogador toma decisões numa partida. 

Ban: Banimento, nos esports pode se referir à punição de um jogador por algum comportamento ruim. Dentro do jogo geralmente se refere ao ato de banir algum personagem ou mapa, isto é, impedir que ele seja utilizado na competição. 

Buff: Refere-se à mudança favorável de um item, habilidade ou personagem de um jogo, tornando-os mais fortes e eficazes. Os buffs ocorrem nas atualizações dos jogos ou por habilidades específicas de um item ou personagem dentro de uma partida. 

Build: Agrupamento das customizações feitas para otimizar seu personagem no jogo, tais como: Habilidades, atributos e itens. 

Bootcamp: Período em que as equipes de esports treinam fora de sua região, ou seja, do país onde competem. Os bootcamps servem para que os atletas joguem contra adversários de outros lugares e em um outro servidor, buscando sempre mais experiência e conhecimento para o time. 

Calls: Chamadas da equipe dentro de um jogo, isto é, as tomadas de decisões e orientações dadas durante a partida. 

Carry: Tipo de personagem que tende a dar mais dano ao decorrer do jogo e que possui grandes vantagens em team fights, carregando muitas vezes sua equipe. 

CC: Abreviação de "Crowd Control", ou seja, controle de grupo. Refere-se a itens ou habilidades usadas para prejudicar, impedir ou controlar um inimigo. 

Coach: Nome dado aos treinadores das equipes de esportes eletrônicos. 

Counter (contra-ataque): Utilização de itens, habilidades, estratégias para neutralizar uma tática inimiga. Um counter é uma ação que leva em conta as especificidades do seu adversário. O jogador procura a melhor forma para conseguir vantagem no confronto. Se o seu oponente, por exemplo, causa muito dano, você pode "counterar" ele utilizando uma armadura. 

Comp: Abreviação de "composition", é a composição dos personagens/campeões/heróis de uma equipe no jogo. 

Cooldown: Tempo de recarga de uma habilidade, item, etc. 

Caster: Nome dado aos membros da equipe de transmissão de algum esport. Geralmente utilizado para falar de apresentadores e narradores da competição. 

DPS: Abreviação de "damage per second", isto é, dano por segundo. 

Early Game: "Começo de jogo". Geralmente utilizado para falar sobre a atuação de uma equipe ou jogador nos momentos iniciais da partida. 

Engage: Momento em que um ou mais jogadores iniciam uma luta na partida. 

FPS: Abreviação de "frames per second", ou seja, frames por segundo. Mede o quão rápida a imagem é exibida. Quanto menor for o seu FPS, mais lento um jogo vai funcionar. 

Feed: Morrer muitas vezes e, com isso, dar muitas vantagens e recursos à equipe inimiga. A palavra "feed" vem de "alimentar", ela faz uma alusão ao fato de que as mortes alimentam a equipe adversária. 

GG: Abreviação de "good game", isto é, "bom jogo". Uma saudação para elogiar um jogador ou equipe ao final de uma partida. 

GH: Abreviação de "good half". Ela é utilizada para dizer que um jogador teve bom desempenho na primeira metade do jogo. 

Lag: Termo que define um atraso no tempo de resposta entre a ação do jogador e o próprio jogo. Geralmente é causado por uma má conexão de internet. 

Late Game: Diferentemente do "early game", o termo é utilizado para falar sobre a atuação de uma equipe ou jogador nos momentos finais da partida. 

Line up: Composição dos jogadores de uma equipe. 

MD3, MD5: Abreviação de melhor de três e melhor de cinco. Se refere à quantidade de partidas que duas equipes irão disputar para vencer uma série. Numa melhor de 5, o vencedor é aquele que vence três partidas. Já numa melhor de 3, é vitorioso aquele que ganhar o confronto duas vezes. 

 

 

A COMPETIÇÃO 

A Liga Estudantil PR vai reunir jogadores de quatro games que estão entre os mais conhecidos - e jogados - do mundo: PES 2020, Fortnite, Brawl Stars e Clash Royale. O torneio tem como objetivo movimentar o esporte educacional e a tendência é que faça parte dos Jogos Escolares do Paraná em futuras edições. Ele é destinado para jogadores de 14 a 18 anos, matriculados na rede escolar e moradores do Paraná. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site https://www.ligaestudantilpr.com.br/. A competição é organizada pela RPC e Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, e tem o patrocínio da Copel Telecom.