Instituto Inteligência Esportiva apresenta diagnóstico do esporte no Paraná de 2020 09/02/2021 - 16:58

O Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), representado pelo coordenador Fernando Marinho Mezzadri, apresentou hoje na Superintendência do Esporte o relatório do diagnóstico esportivo no estado. Para captação dos dados em todo Brasil, o IPIE assinou termos de cooperação com os estados da federação, para capacitar os gestores e fazer o levantamento dos dados. No Paraná, os escritórios regionais da superintendência do esporte foram os responsáveis em dar todo apoio logístico junto aos municípios para coleta de dados.

 

O objetivo da pesquisa feita em 2020, e que será atualizada anualmente, é conhecer a realidade esportiva nos estados e municípios brasileiros e contribuir no desenvolvimento de políticas públicas para o setor. Para isso, a equipe criou o instrumento de pesquisa “Gestão do Esporte nos Estados e Municípios” (GEEM). O relatório do Paraná até o momento aponta que dos 399 municípios do estado, 259 municípios (63,44%) já responderam a pesquisa completamente. Entre os dados levantados estão, a natureza da entidade, governança, recursos humanos, políticas para o esporte, instalações esportivas e cultura esportiva. Um dos levantamentos da pesquisa, por exemplo, mostra que o futebol é a modalidade mais presente, sendo praticado em 200 municípios, seguido por vôlei em 172 e vôlei de praia em 127. 

 

Para o superintendente do esporte do Paraná, Helio Wirbiski, esse trabalho é fundamental para o planejamento das ações a serem desenvolvidas no estado. “Com esta pesquisa poderemos direcionar da melhor forma nossos esforços para o desenvolvimento esportivo dos nossos municípios, sabendo sua cultura esportiva, faixa etária de praticantes, infraestrutura e recursos humanos. Saberemos exatamente que o investimento está de acordo com a necessidade local e a tendência é o crescimento do esporte, no lazer, na formação e no alto rendimento”.