Geração Olímpica será lançado com homenagem a atletas dos Jogos Lima 2019 30/08/2019 - 10:10

A cerimônia de lançamento do programa Geração Olímpica será realizada no Palácio Iguaçu na próxima segunda-feira (02) às 11h, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. É o maior programa de bolsa-atleta do país, em nível estadual. Criado pelo Governo do Estado em 2011, então chamado Talento Olímpico do Paraná, conta com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, a Copel, ao longo desses nove anos. Neste período, a empresa já investiu R$ 35 milhões para impulsionar a carreira de atletas e técnicos do estado, em todas as modalidades olímpicas e paralímpicas.

Na ocasião também serão homenageados os atletas e técnicos bolsistas presentes nos Jogos Pan e Parapan-Americanos Lima 2019 – muitos com conquistas de medalhas. No Pan, realizado entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, estiveram 25 bolsistas do Geração Olímpica, com a conquista de 16 medalhas (quatro de ouro, duas de prata e dez de bronze). No Parapan, competição que segue até o próximo dia 1º, domingo, 16 bolsistas defendem o país. Até a publicação desta matéria, tinham sido conquistadas 10 medalhas (quatro de ouro, três de prata e três de bronze).

Para o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, esse é um momento de renovação e de fortalecimento do programa. “Um estado campeão se faz com investimento e planejamento, e é isso que o governador Carlos Massa Ratinho Junior está colocando em prática, seja no esporte ou em qualquer área do seu governo. Desse modo, vamos transformar esse programa, que se consolidou como revelador de talentos, e levá-lo a um novo patamar para que tenhamos uma geração esportiva cada vez mais sólida”.

A coordenadora do Geração Olímpica, Denise Golfieri, lembra que os resultados obtidos em Lima são importantes marcos no ano que precede os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “As medalhas conquistadas nos Jogos Pan e Parapan-Americanos impulsionam nossos atletas nessa fase primordial de preparação. Algumas colocações já garantiram, inclusive, vaga para os Jogos Tóquio 2020, caso da seleção brasileira de vôlei sentado, que teve dois representantes do programa na conquista da medalha de ouro em Lima”.

No Pan, destaque para as duas medalhas de ouro de Ana Sátila, da canoagem slalom, e as três medalhas (um ouro e dois bronzes) da ginasta Camila Rossi.

O programa
Dividido em seis categorias (Formador Escolar, Estadual, Nacional, Técnico Formador, Técnico e Olimpo), o programa oferta em 2019 um total de 1.252 bolsas nas modalidades olímpicas e paralímpicas, com vagas distribuídas entre jovens promessas, atletas de renome mundial e também técnicos - um dos diferenciais do programa. Um legado que no último ciclo Olímpico e Paralímpico levou 34 bolsistas aos Jogos Rio 2016, com a conquista de duas medalhas de prata, com Ágatha Bednarczuk, no vôlei de praia, e Marcelo Santos, na bocha adaptada.

“Faço parte desse programa desde 2013 e agradeço muito por todo esse apoio, que ajuda a mim e a tanta gente a fazer o esporte do Paraná crescer ”, disse Ágatha.

Atletas e técnicos nos Jogos Pan e Parapan-Americanos Lima 2019:

PAN-AMERICANOS

ALEXANDRE PEREIRA DE CAMARGO – ESGRIMA
Prata no florete por equipe

AMANDA BUENO NETTO SIMEÃO RODRIGUES – ESGRIMA

ANA PAULA VERGUTZ – CANOAGEM DE VELOCIDADE
Bronze no K1 500m

ANA SÁTILA VIEIRA VARGAS – CANOAGEM SLALOM
Ouro no C1 / Ouro no k1

ATHOS MARANGON SCHWANTES – ESGRIMA

BÁRBARA DE KASSIA GODOY DOMINGOS – GINÁSTICA RÍTMICA
Prata no aparelho fita