Fim de semana revelou os primeiros campeões dos Jogos Escolares do Paraná 15/07/2019 - 18:39

As disputas da 66ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) para alunos-atletas da categoria 12 a 14 anos, começaram neste sábado (13.07) em Apucarana. Oito modalidades abriram as disputas e já tem atletas com vaga garantida para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. No fim de semana já foram definidos os primeiros medalhistas no atletismo, judô, ciclismo, xadrez, tênis de mesa, natação e ginástica rítmica. As disputas do vôlei de praia também iniciaram mas ainda não foram definidos os campeões.

Na manhã de sábado, a coordenadora geral dos JEPS, Márcia Tomadon, e o diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, visitaram alguns locais de competição e conversaram com atletas e dirigentes. “É importante este contato para avaliarmos e entendermos quais as necessidades dos competidores. Eles são os mais interessados em termos eventos que atendam a demanda dos nossos estudantes”, comentou Wirbiski.

JUDÔ

Pelo segundo ano consecutivo, o troféu dourado do judô feminino foi conquistado pelo Colégio Estadual Brasílio Vicente de Castro, de Curitiba. Também repetiu o pódio o Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, de Guarapuava, no masculino. O Colégio Brasílio fez 28 pontos e o Visconde, 23. As curitibanas do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes ficaram com o segundo lugar e as da Escola Projeto 21, em terceiro. A prata geral dos meninos ficou com o Colégio Estadual Princesa Izabel, de Marilena e o bronze com Colégio Social Madre Clélia, de Curitiba.

ATLETISMO

A modalidade iniciou com a participação de aproximadamente 250 Atletas com Deficiência (ACD) e 60 regulares. Na final do tetratlo regular masculino Igor Silvestre de Lima de Jesus, 14 anos, da cidade de Goioerê, conquistou o ouro, o segundo ficou para Gabriel Bernardino Ambrósio, 13 anos, de Cornélio Procópio e o terceiro lugar foi conquistado por Gabriel Ramos Marçal, 14 anos, da cidade de Guarapuava. No ACD um dos destaques foi o ouro conquistado por Luiz Gustavo Medeiros que venceu os 75 metros rasos, na categoria para deficientes visuais.

NATAÇÃO

Neste sábado também iniciaram as provas de natação na piscina do Complexo Esportivo José Antonio Basso (Lagoão), em Apucarana, com a participação de 205 alunos-atletas. Na primeira etapa da modalidade nos JEPS foram realizadas as provas 400 m livre, 50 m livre, 100 m costas, 50 m borboleta, 200 m medley e revezamento 4x50 m livre. As provas do ACD foram feitas durante as etapas, conforme o que foi estabelecido na reunião técnica da modalidade da natação. A premiação aconteceu no fim da tarde. Um rosto já conhecido das competições é Beatriz Garute da Silva, 14 anos, do Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli, do município de Cascavel, que abriu a disputa com o primeiro ouro na prova dos 400m livre.

TÊNIS DE MESA

Os primeiros campeões do tênis de mesa foram revelados na disputa da dupla com Eduardo de Lara e Bruno Foggiatto, do Colégio Tradição de São José dos Pinhais. Já no feminino, Bianca Rosin e Bruna Komatsu, do Colégio Integrado, de Campo Mourão, levaram a medalha de ouro para casa. No sábado foram definidos os campeões do ACD. Um dos destaques foi Ryann Adriano Alves Arcanjo de Souza, do CE Bento Munhoz da Rocha Neto, de Paranaguá que tem nanismo, doença que se caracteriza por uma deficiência no crescimento. Jogando na Categoria ACD-DF, ele debutou nos Jogos Escolares e conseguiu levar a medalha de bronze para o litoral paranaense.

GINÁSTICA RÍTMICA

A ginástica rítmica conheceu, neste domingo (14), as suas campeãs. A FUNET, de Toledo, ficou com o ouro no geral, seguida pelo Colégio Estillo, de Pinhais, em segundo, e Colégio Cristão Integrado, de Maringá, em terceiro. As campeãs representarão o Paraná em Blumenau, Santa Catarina, nos Jogos Escolares da Juventude. A competição será realizada entre os dias 16 e 30 de novembro.

XADREZ

O xadrez já apontou os campeões do Relâmpago. No feminino, Helen Ramazzote Monteiro, do CE Emílio de Menezes, de Arapongas, ficou com o ouro, seguida por Isis Carvalho, do Colégio Sepam, de Ponta Grossa, e de Ana Júlia de Oliveira, do Colégio Estadual Hermínia Lupion, de Ribeirão do Pinhal.  No masculino, o terceiro lugar ficou com Luiz Matheus da Silva, da Escola Educativa Teens, de Londrina, o segundo lugar com Gabriel Alves, do Colégio Estadual Mariano Camilo Paganoto, de Foz do Iguaçu, e no alto do pódio subiu Arlindo Carvalho de Lara Júnior, do CE Anibal Khury, de Iretama.

CICLISMO

Marcando o início das disputas do ciclismo a prova Estrada individual, que é uma corrida em circuito com distância e tempo determinados revelou os primeiros medalhistas. Geovana Santos de Souza, Colégio Estadual Dom Pedro II, de Foz do Iguaçu, e Sergio Henrique Armacolo Batista, Colégio Estadual Presidente Kennedy, de Rolândia garantiram o topo do pódio.

Etapa nacional
Os campeões da fase final, no regular, garantem vaga para os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que desde o ano passado, são disputados em novo formato: três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Cascavel (PR), Natal (RN) e Palmas (TO) receberão, em setembro, as três fases regionais. A regional que o Paraná participa abrange os estados do Sul, Sudeste, além dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Já a sede da etapa nacional, que acontecerá de 16 a 30 novembro, será em Blumenau (SC).

Os vencedores na categoria ACD vão disputar as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que acontecem entre os dias 18 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Lembrando que cada modalidade obedece um critério de classificação específico.