Festival Paralímpico proporciona experiência para crianças com o esporte adaptado no Paraná 23/09/2019 - 15:08

No último sábado (21.09) cerca de 100 crianças puderam ter uma experiência com o esporte paralímpico, no Ginásio Tarumã, em Curitiba. O sorriso estampado no rosto de cada participante acompanhou o arremesso no basquete em cadeira de rodas, um ponto ou uma defesa no vôlei sentado ou, ainda, um golpe no parataekwondo. A segunda edição do Festival Paralímpico, evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o apoio da Superintendência do Esporte, contou com crianças de 10 a 17 anos com o objetivo de mobilizar as pessoas com ou sem deficiência a iniciar a prática esportiva. O evento reuniu mais de 11 mil jovens em 70 cidades do Brasil e, no Paraná, quatro cidades tiveram apresentações e vivências do esporte: Curitiba, Cascavel, Maringá e Paranaguá.

O evento contou com a presença dos atletas medalhistas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, Daniel Silva (ouro no vôlei sentado), Vitor Tavares (ouro no parabadminton), Sergio Vida (prata no tiro esportivo) e Marcelo Santos (prata na bocha), todos eles bolsistas do Programa Geração Olímpica. A presença destes campeões motivou e inspirou cada participante, como Izabel de Castro Vaz dos Santos, que também é bolsista do programa, na categoria nacional de atletismo. “Eu adorei estar com todos aqui, gostei muito das atividades, principalmente do vôlei. Eu gosto de esporte desde que eu era bem pequena e pratico todos”, conta Izabel.

Izabel e seu irmão Tiago comemorando ponto no vôlei sentado

Izabel do Santos comemora com seu irmão Tiago. Ambos bolsistas do Geração Olímpica (Foto: Thiago Chas/Esporte Paraná)


Além das crianças que participaram das atividades, alguns pais estiveram presentes incentivando seus filhos e se emocionando com cada movimento realizado. Roseli Pereira, mãe de Heloisa Pereira Rigon, destaca a importância do esporte no desenvolvimento das crianças. “Para eles é muito importante estar interagindo com as outras crianças e saberem que são capazes de realizar todas atividades como qualquer outra criança. Minha filha já pratica salto em distância, corrida de 100m e arremesso de peso há três anos e participou em algumas competições do estado, em novembro vai para São Paulo competir também. Para ela foi muito bom, porque ela era muito tímida e não interagia com as outras crianças e agora ela está bem mais solta, comunicativa e mais ativa. Então, o esporte foi um divisor mesmo na vida dela”, comenta Roseli, enquanto filmava sua filha fazendo as atividades.

O superintendente do esporte, Helio Wirbiski, enfatizou que o Governo do Paraná tem como prioridade o desenvolvimento do paradesporto. “Este ano tivemos a 8ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná - PARAJAPS, realizados em Londrina, no qual voltamos a instalar todos os atletas em hotéis e a dar a melhor estrutura de todas as edições realizadas até aqui. Nossa intenção com elas é, além de dar cada vez mais qualidade de vida, oferecer caminhos àqueles que desejam trilhar uma carreira paradesportiva. Vale lembrar também que temos o maior programa de bolsa-atleta do país, o Geração Olímpica, que atende atletas em todas as modalidades paralímpicas. Inclusive, tivemos 15 medalhas de atletas-bolsistas desse programa nos Jogos Parapan-Americanos de Lima este ano”, destaca.

Superintendente do Esporte, Helio Wirbiski falando para as crianças presentes

Superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, na cerimônia de abertura do Festival Paralímpico (Foto: Thiago Chas/Esporte Paraná)


Mario Sergio Fontes, coordenador do paradesporto do Paraná, aponta para o sucesso e a consolidação do Festival Paralímpico como uma data já estabelecida para os próximos anos. “Sem dúvida nenhuma, a maior alegria e a mais brilhante medalha que eu conquisto neste momento é esta alegria e a satisfação da participação dessas crianças na iniciação do paradesporto. Esta atividade, através do Comitê Paralímpico Brasileiro, proporciona o primeiro contato deles com o paradesporto, quem sabe daqui saia algum atleta paralímpico, mas acima disso, está a alegria no rosto de cada um destes pequeninos”, finaliza Mario Sergio.

O dia do festival não foi escolhido por acaso. Neste final de semana foram celebradas duas datas importantes: no dia 21, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e domingo (22.09) o Dia Nacional do Atleta Paralímpico.

 

Participantes da segunda edição do Festival Paralímpico

GALERIA DE IMAGENS