Fernandes Pinheiro recebe penúltima etapa do Rally Transparaná 20/02/2021 - 12:44

Perto das 16h da sexta-feira (19), os 110 veículos que estão participando da 27ª edição do Rally Transparaná começaram a chegar ao ponto final do terceiro dia de prova no complexo Anila, município de Fernandes Pinheiro, na BR-277. Depois de passarem por uma pista de motocross localizada ao lado do Rio Jordão, em Guarapuava, as equipes também tiveram desafios a serem cumpridos na localidade de Guará e na cidade Imbituva.

O penúltimo dia de prova do Rally contou com 220 km percorridos entre as cidades de Guarapuava e Fernandes Pinheiro. Além do desafio na pista de motocross, as equipes também passaram por uma fazenda de pinus com terreno bom e bem diversificado, com direito a lama, marcando assim, a prova mais veloz do Transparaná 2021, com muitas mudanças de direção e vários balaios neste dia de competição.

Esta edição, que é organizada pelo Jeep Clube de Curitiba e tem apoio do Governo do Estado, conta com 110 participantes de 13 estados e 45 municípios diferentes. As categorias do rally são Máster, Graduado, Turismo, Light e Adventure.

O piloto da cidade de Toledo, Victor Pudell, que está competindo na categoria Máster, avalia como foi a prova de sexta-feira. “Foi um dia muito rápido, velocidade afinada ao extremo e os laços foram rápidos também. Teve muita poeira, árvores na frente e a velocidade estava ótima, acredito que todos pegarão resultados bons. Nosso veículo ficou um pouco danificado, mas já estamos consertando ele e estamos brigando igual na competição”. Ele e o companheiro navegador, Davi Dal Bosco, têm a expectativa de ficarem entre as 10 primeiras posições.

Pudell está participando há 15 anos do Rally Transparaná, enquanto que Leonardo Carraresi tem 15 anos e é o mais novo participante desta edição, concorrendo na categoria Light. “A gente achou que ia mal na primeira prova porque fizemos um erro, mas depois acertamos tudo e fizemos bastante pontos. A expectativa é pegar o primeiro ou segundo lugar no dia final da competição”, comentou Carraresi, que é de Sorocaba (SP), e ficou na terceira colocação.

Pontuação do dia

Na categoria Máster, o primeiro lugar ficou com a dupla, Leandro Moor e Gustavo Schmidt, de Itajaí (SC), fazendo 60 pontos ganhos. A segunda posição, com 43 pontos, foi de Leandro Riffel e Michael Masson, de Piratuba (PR), seguidos de Cristiano Rocha e Betão Spessato, da cidade de Luiz Eduardo Magalhães (BA), com 37 pontos ganhos.

Já na categoria Graduado, os vencedores foram José Andrade Junior e Bernardo Andrade, de Piratuba (PR), com 43 pontos ganhos no terceiro dia de prova. A dupla, Wilson e Caio Boscolo, de Toledo (PR), obteve 41 pontos ganhos e, Jeolayne Pinto e Tiago Ferreira, de Belo Horizonte (MG), marcaram 31 e ficaram com o terceiro lugar.

Com 51 pontos ganhos, Vinicius Gustman e Felipe Tavares, de Castro (PR), ocuparam a primeira posição na categoria Light. A dupla, Marcelo Sanches e João Batista Freitas, de Guarulhos (SP), fez 53 pontos, enquanto que Marco e Leonardo Carraresi fizeram 45 pontos ganhos.

Na categoria Turismo, a dupla de Ribeirão Pires (SP), Rodrigo Daraio e Renan Alvares, fez 52 pontos, seguida de João Paulo e Ricardo Bobato, de Imbituva (PR), com 47 pontos, e Eder Reis e André Tondin, de Brusque (SC), que ficaram em terceiro lugar com 27 pontos ganhos no resultado final.

Rally segue para Curitiba

Na manhã deste sábado (20), os pilotos e navegadores saíram do Anila com destino a Porto Amazonas e São Luiz do Purunã. Nesta etapa, o destaque ficará por conta da Fazenda Santa Joana, que oferece uma vasta opção de trilhas extremamente técnicas. Mas antes de chegar lá, um novo setor com diversos balaios continuará exigindo a atenção e habilidade das duplas.

Depois de cumprirem 1.360 km, passando por 32 cidades paranaenses, os 110 veículos participantes do Rally farão a sua chegada final da competição em Curitiba, no Palácio do Governo.

Vale ressaltar que o 27º Rally Transparaná, que faz parte do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS) do Governo do Estado, segue todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos para combate à pandemia da Covid-19. Estão sendo rigidamente cumpridos e fiscalizados o uso obrigatório de máscara, além da higienização com álcool em gel e distanciamento social.