Emanuel é eleito pelo público o maior atleta brasileiro em Olimpíadas 14/08/2020 - 18:05

Em votação popular realizada pelo GloboEsporte.com, o paranaense Emanuel Rego foi eleito o maior atleta brasileiro da história a participar dos Jogos Olímpicos. Ao todo, ele disputou cinco edições dos Jogos no vôlei de praia e conquistou medalha de ouro em Atenas (2004), bronze em Pequim (2008) e prata em Londres (2012).

 

Você pode conferir o conteúdo completo clicando aqui.

 

O material foi produzido em comemoração ao centenário da primeira participação do Brasil na Olimpíada de Antuérpia 1920, realizada na Bélgica. Na ocasião, a delegação foi composta por 21 atletas e a primeira medalhe de ouro foi conquistada no tiro rápido (25) individual pelo atleta Guilherme Paraense.

 

Carreira


Emanuel Rego é natural de Curitiba, Paraná, e participou de todas as edições dos Jogos Olímpicos entre 1994 e 2012. Ele e Kerri Pottharst são os recordistas em participações no vôlei de praia com presença em 5 edições. 


O ex-atleta se aposentou em 2016 com 42 anos e conquistou mais de 150 títulos em toda a sua carreira, sendo dez vezes campeão do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, dez vezes campeão do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e duas medalhas de Ouro em Jogos Panamericanos. 


Além da eleição do público, o portal também convidou 100 jornalistas para eleger os Top 10 brasileiros. O bicampeão no atletismo Adhemar Ferreira ficou em 1º lugar, seguido por Robert Scheidt (Vela) e Joaquim Cruz (atletismo).