Da formação ao rendimento, técnico paranaense é referência no parataekwondo nacional 11/09/2019 - 13:46

Se o Brasil hoje é destaque no cenário internacional do parataekwondo deve muito a um técnico paranaense que vem fortalecendo a modalidade nos últimos dois anos. O nome dele é Rodrigo Ferla, técnico da seleção brasileira e diretor técnico da Federação Paranaense. Ferla liderou a equipe que trouxe cinco medalhas (dois ouros, duas pratas e um bronze) dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, quando a delegação brasileira conquistou a marca histórica de 258 medalhas e a primeira posição geral na competição.

Liderados por Ferla, as conquistas dos brasileiros neste ano foram ainda maiores, somando as duas medalhas, uma de ouro e uma de bronze, no Mundial que aconteceu na Turquia. No Parapan-Americano da modalidade, o Brasil conquistou o primeiro lugar geral, com um ouro, uma prata e três bronzes, nos Estados Unidos.

Segundo o técnico, esse salto nos resultados alcançados se deve às ações que a Confederação Brasileira vem realizando nos últimos anos. “Depois que assumimos em 2017, a Federação Mundial de Taekwondo trouxe um classificador para fazer um curso no Brasil onde formou 20 classificadores. Além disso, conseguimos realizar opens regionais e assim identificamos atletas com potencial, como Silvana Mayara, medalhista de ouro no Parapan de Lima. Também foram feitos cursos e divulgações em vários estados, resultado este comprovado agora no Brasileiro que teve a participação de 104 atletas. Em 2018 foram apenas 24”, explicou Ferla.

O Campeonato Brasileiro de Parataekwondo foi realizado no último fim de semana, em São Paulo, onde o Paraná foi vice-campeão, conquistando dois ouros, duas pratas e dois bronzes.

Aulas gratuitas
Na sede da Superintendência do Esporte, Rodrigo ministra aulas gratuitas de taekwondo convencional e parataekwondo para crianças a partir de cinco anos, todas as terças e quintas-feiras, em três horários (10h15 às 11h - 13h30 às 14h15 - 14h15 às 15h). Esta é mais uma das diversas atividades esportivas que são ofertadas gratuitamente para a população na sede da Superintendência, pelas instituições parceiras, assim como acontece com o tênis, vôlei, rugby e a ginástica rítmica e artística.

Geração Olímpica
O técnico é bolsista desde 2017 do Geração Olímpica - Talento Olímpico do Paraná, maior programa de bolsa-atleta do país em nível estadual, que tem o patrocínio da Companhia Paranaense de Energia, a Copel.