Curitiba é campeã geral dos Jogos da Juventude A
30/09/2019 - 14:54

 A delegação de Curitiba manteve a hegemonia e subiu pela quarta vez consecutiva no degrau mais alto do pódio, sagrando-se campeã geral dos JOJUPS A 2019. Com equipes em 33 das 34 modalidades em disputas, nos naipes feminino e masculino – só não esteve presente no handebol masculino, Curitiba subiu ao pódio 21 vezes entre os três primeiros colocados, conquistando oito medalhas de ouro, nove de prata e três de bronze. 

A capital somou 30 pontos a mais que Londrina e 103 a mais que Maringá, cidades que completaram o pódio geral. Os municípios de Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Toledo, Cascavel, Campo Mourão, São José dos Pinhais e Medianeira fecharam as 10 primeiras posições. “Existe todo um trabalho voltado para o esporte em Curitiba, esse trabalho acaba sendo coroado através destas conquistas, mas nunca nos damos por satisfeitos, queremos fazer sempre mais e melhor, então mesmo obtendo o tetracampeonato vamos retornar para Curitiba e na próxima semana vamos pensar em como podemos fazer pra continuar melhorando nas próximas edições dos JOJUPS”, expôs o chefe da delegação, Jean Kulcheski.

Os donos da casa também tiveram motivos pra comemorar. Além do vice-campeonato geral, a organização dos espaços esportivos da competição também foram bem avaliados.  Mesmo com o principal palco esportivo do município, o Ginásio de Esporte Professor Darci Côrtes (Moringão), interditado parcialmente por conta de reformas, o município conseguiu atender a demanda com folga, já que possui inúmeros outros espaços modernos para prática de várias modalidades, condição que o coloca como referência no Estado. “Contamos com várias parcerias para realizar os jogos, além do envolvimento de diversas secretarias municipais para que a competição pudesse ser realizada. Londrina teve uma boa representatividade, o prefeito ficou muito satisfeito com todo o desempenho da cidade, tendo seu nome mais uma vez evidenciado no Estado”, ressaltou Santos.

Mais uma edição de sucesso dos JOJUPS

Um dos maiores polos esportivos do Paraná, o município de Londrina comemorou o encerramento da fase final da Divisão A dos Jogos da Juventude, competição que reuniu em 10 dias a elite do esporte paranaense.

Foram 18 modalidades em disputa, um total de 255 jogos realizados em 23 praças esportivas, envolvendo 3.040 atletas e 569 dirigentes, totalizando 415 equipes de 75 municípios. Gerador de emprego e renda, o evento contou com 292 árbitros e 190 profissionais nas Comissões Executivas Estadual e Municipal. Durante a competição foram servidas mais de 25 mil refeições no restaurante oficial e 1.500 leitos da rede hoteleira foram utilizados. No total, o investimento do Governo do Estado foi de R$ 3 milhões para realizar a fase final da Divisão A dos JOJUPS.

Contando com a experiente equipe da Superintendência do Esporte do Paraná na organização de grandes eventos, o diretor geral dos JOJUPS, Emerson Venturini, disse que encerra a 32ª edição orgulhoso de tudo que fora realizado em Londrina. “Os números que envolvem a organização dos Jogos da Juventude impressionam, é preciso ter uma equipe alinhada para que tudo ocorra dentro do planejado, só tenho a agradecer o empenho da nossa equipe, tivemos muito sucesso na realização de mais esta competição”. Sobre a parceira com a prefeitura de Londrina ele destacou: “Contamos com o apoio local da equipe da Fundação de Esportes, que nos atendeu prontamente sempre que solicitada. Chego ao final dos JOJUPS orgulhoso e certo de que realizamos um grande evento”.

Londrina comemora organização

Após duas décadas sem sediar competições oficiais do Paraná, Londrina voltou a figurar entre as cidades-sedes em 2017, recebendo desde então uma edição dos Jogos Abertos e duas edições dos JOJUPS e do Parajaps. “Os Jogos Abertos foram criados em Londrina e ficamos mais de 20 anos sem sediar competições oficiais. Na gestão do prefeito Marcelo Belinati junto com o diretor presidente da Fundação de Esportes, Fernando Madureira, afirmamos nosso compromisso em trazer eventos oficiais para Londrina, pois entendemos que estas competições são um espelho para o trabalho de base. O reflexo é automático, sempre que acontecem os jogos no município aumenta significativamente o número de crianças nas atividades de iniciação esportiva em nossos projetos”, enfatizou o assessor de Esportes e Eventos da FEL e coordenador municipal dos JOJUPS, Sandro Santos.

Em setembro de 2020, a Capital do Café será sede da primeira edição dos Jogos Abertos Combate, voltado apenas para as lutas, reunindo 10 modalidades em duas categorias: olímpica (judô, karatê, taekwondo, luta olímpica e boxe) e não-olímpica (jiu-jitsu, muay thai, capoeira e kickboxing). “Em 2021 vamos voltar a pleitear sede dos JOJUPS e JAPS”, antecipou Santos.

De volta ao roteiro de competições oficiais, Londrina comemora o sucesso de mais um evento realizado. “Tudo transcorreu de forma tranquila, a movimentação foi maravilhosa nas praças esportivas, tivemos a presença do público e um grande envolvimento nas redes sociais, além disso, o aplicativo Sport App Londrina, oferecido pela FEL de forma gratuita  para o público acompanhar em tempo real as disputas, foi um verdadeiro sucesso”, enfatizou Santos.

Fotos da competição podem ser conferidas no facebook dos Jogos da Juventude do Paraná.

A Divisão A do 32º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o apoio da cidade de Londrina.

COM/JOJUPS

GALERIA DE IMAGENS