Complexo Esportivo Tarumã recebe melhorias para o paradesporto 09/04/2021 - 12:47

A Superintendência Geral do Esporte autorizou a instalação em seu Complexo Esportivo, no Bairro Tarumã, de um contêiner para armazenamento das cadeiras adaptadas e outros materiais esportivos que atenderão a equipe de rugby em cadeira de rodas Curitiba Quad Rugby, que treina no local.

“Esse espaço que temos no Tarumã, em Curitiba, é uma das mais importantes áreas de prática de esporte de alto rendimento do estado. O contêiner, entre outras melhorias que estamos promovendo junto com parceiros, é um equipamento que vai aprimorar o atendimento em nosso espaço. Afinal, é com estrutura que se forma campeões”, comemorou o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski.

Wirbiski ainda ressaltou que essa ação faz parte também da melhoria das políticas voltadas ao paradesporto, que têm ganhado destaque na gestão do governador Ratinho Junior. “Só por meio do programa Paraná Mais Cidades, entregamos no último ano 16 kits com 10 cadeiras de rodas adaptadas à prática esportiva. Doze municípios já foram beneficiados até o momento e as prefeituras podem utilizá-las em projetos próprios ou ceder a associações parceiras”, comentou.

Além do rugby em cadeira de rodas, outras instituições ocupam os dois campos, cinco quadras e três ginásios, além de uma pista para caminhada, presentes no local. Somados atletas de nível nacional e crianças e jovens em fase de formação frequentando escolinhas das modalidades, o Complexo Esportivo do Tarumã, em todos os seus projetos, atende cerca de mil pessoas.

Entre as instituições presentes estão o Instituto Compartilhar, do multicampeão Bernardinho, cuja parceria com o Governo do Paraná remonta a duas décadas; o Centro de Excelência de Ginástica do Paraná – Cegin; o Clube Agir de Ginástica Rítmica; o Curitiba Rugby Clube (modalidade regular) e o projeto de iniciação Vivendo o Rugby (VOR), a Federação Paranaense de Tênis – FPT e a Associação de Futebol Nilo.

PREPARANDO ESTRELAS – O espaço também é local de treinamento dos medalhistas paralímpicos na bocha, Marcelo e Eliseu Santos. Eles fazem parte da seleção brasileira e têm grandes chances de jogarem nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. Outra postulante a uma vaga na Olimpíada e que treina no local é a ginasta Bárbara Domingos. Também vale ressaltar que vários atletas do Curitiba Rugby defendem ou já defenderam a seleção brasileira. Destaques para Gustavo Albuquerque, o Rambo, e Haline Scatrut, ambos estiveram na Rio 2016.

Importante informar que as imagens das atividades no complexo são de arquivo, pois o espaço está funcionando sob as regras sanitárias e decretos Estadual e Municipal que regem as ações por conta da pandemia.