Centenas de torcedores prestigiam ex-atletas e técnico Cuca no Futebol das Estrelas em Pontal do Paraná 20/01/2020 - 21:26

Mais de 50 atletas que fizeram história no futebol brasileiro e no exterior estiveram, neste domingo (19.01), em Pontal do Paraná para participarem do tradicional Futebol das Estrelas, uma das atrações esportivas do Verão Maior no litoral. Depois do sucesso na Arena Caiobá, o evento foi realizado desta vez no campo do Estádio Edinal Tavares, no Balneário de Shangrilá, trazendo mais uma vez centenas de torcedores para prestigiarem seus ídolos em atuação. 

Duas partidas fizeram parte da programação. A primeira foi entre as seleções máster de Pontal do Paraná e de Curitiba, vencida pelos donos da casa por 5 a 2, com gols de Mico (2), Alex, Erminho e Reinaldo. Os jogadores Luciano do Vale e Tiago Campos diminuíram a vantagem adversária. 

A segunda partida reuniu a equipe máster de Curitiba e os Amigos do Cuca, que, após três anos, voltaram a vencer o selecionado curitibano, fechando o placar em 2 a 1. “É muito importante esse projeto para resgatar ex-atletas, principalmente àqueles que estão há muito tempo parados, colocando-os em atividade e fazendo com que voltem a interagir com o público, além desse ser um momento de reencontrar os amigos, o que é bem valioso”, disse o meia Marcelinho, autor do único gol de Curitiba. 

Capitão da Seleção Brasileira em 2001 na Copa das Confederações, o volante Leomar atuou em clubes como do Athletico Paranaense, Sport de Recife, Botafogo e Chonbuk Hyundai da Coreia do Sul, e foi um dos destaques de Curitiba no jogo amistoso. “É uma satisfação enorme voltar a campo, pra nossa carreira é muito bom, é um reconhecimento por tudo que fizemos pelo futebol. Muitas pessoas não viram a gente jogar, então essa é uma oportunidade de nos ver em atuação”, frisou o capitão da equipe curitibana.

Com uma carreira consagrada no futebol brasileiro, o técnico Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, levou uma legião de fãs ao local da partida amistosa. Bicampeão mineiro e campeão da Copa Libertadores da América em 2013 pelo Atlético Mineiro e campeão brasileiro em 2016 pelo Palmeiras, Cuca foi eleito por quatro vezes o melhor treinador do país. Atualmente está sem clube e aproveita seu tempo livre para ficar com a família, curtindo o crescimento da sua neta Eloah. “Me sinto privilegiado por trazer nossos amigos para jogarem com alguns atletas mais novos, que ainda pretendem fazer carreira no futebol, fazendo desse um dia festivo”, destacou Cuca. 

Com a carreira encerrada no Bento Gonçalves em 2019, o atacante Julio Madureira abriu o placar para os Amigos do Cuca, fazendo a festa dos familiares e da torcida que compareceram em peso ao estádio. “Participar de um evento como esse, em que você revê muitos amigos, ex-jogadores e pessoas que jogaram junto contigo é muito gratificante. Fico feliz de participar”, declarou.

Autor do segundo gol, Jetson Mendes, o Pé de Vento, deu início a sua carreira profissional no Colorado, porém, foi no Coritiba que se consagrou como jogador, marcando pelo coxa branca mais de 40 gols. Jogando na categoria juvenil foi campeão sul-americano com a Seleção Brasileira ao derrotar a Argentina na grande final. Ainda teve passagens pelos clubes de Criciúma, São Jose-RS, Sampaio Corrêa, Belenenses-Portugal, se aposentando dos gramados no Francisco Beltrão. “É um evento maravilhoso. É muito bacana estar aqui, poder rever os amigos e dar essa vitória aos Amigos do Cuca, dedicada ao goleiro Gerson Dall’Stella, que faleceu no último fim de semana e era um dos jogadores do nosso time”, afirmou Jetson.

Valorização
O superintendente do Esporte, Hélio Wirbinski, prestigiou o evento e destacou que o Futebol das Estrelas integra vários projetos esportivos do Governo do Paraná, bem como que a iniciativa é uma maneira de valorizar ex-atletas que levaram o nome do Estado aos quatro cantos do país e do mundo. “Esse é um momento muito importante para o esporte do Paraná, o Jogo das Estrelas faz parte das atividades da operação Verão Maior - que conta com seis postos fixos para oferecer uma infinidade de atividades aos veranistas, e aqui tivemos mais de 50 ex-atletas, um com uma história maior que a outra, dando exemplo de companheirismo e amizade dentro e fora de campo”, frisou. 
 
Fora das quatro linhas
Fora das quatro linhas, muitas lendas do futebol nacional prestigiaram a partida, entre elas Mario Caetano Filho, o Marinho, que tem em seu currículo diversos títulos, entre eles do Campeonato Brasileiro, da Copa Libertadores e de torneios internacionais. Ele ressaltou a importância do evento e do resgate da autoestima de jogadores paranaenses que escreveram seu nome na história do futebol. “Sou muito grato pelo convite para estar em um evento dessa grandeza, o qual tem uma importância enorme na vida de cada ex-atleta que aqui está, que se sente valorizado e reconhecido pelo grande público. É um privilégio encontrar tantas pessoas que torceram por mim e que muitas vezes me aplaudiram sem eu saber, meu muito obrigado pela oportunidade de participar do Futebol das Estrelas no Verão Maior, é um prazer estar entre amigos para festejar tudo que construímos enquanto jogadores de futebol”, frisou Marinho.

Outro nome de peso fora dos gramados foi do ex-técnico Levir Culpi, que atuou pela última vez em abril de 2019 no Atlético Mineiro, em sua quinta passagem pelo clube, e em dezembro do mesmo ano anunciou sua aposentadoria. Com uma carreira de sucesso, Levir enaltece a iniciativa do Governo do Estado ao promover esse reencontro entre ex-atletas: “É louvável, é um momento único para relembrar e recordar tudo que vivemos dentro e fora dos gramados durante nossa trajetória, além de que há uma curiosidade dos torcedores em nos conhecer, em ter um contato mais próximo, que muitas vezes ao assistir os jogos não se tem, e aqui podem vir de encontro com nós, isso é muito legal”, frisou. 

O Verão Maior é uma ação integrada do Governo do Estado, em parceria com os municípios do litoral, de Porto Rico e da Costa Oeste, cujo objetivo é aprimorar a infraestrutura das praias e balneários paranaenses, garantindo saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores locais.

COM/Verão Maior
Jaqueline Galvão

GALERIA DE IMAGENS