Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo serão mantidas em 2020 31/01/2020 - 15:12

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte confirmou esta semana a manutenção do Programa Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo – Aete, ofertado aos estudantes com faixa etária entre 12 e 17 anos da rede pública estadual de educação. O programa tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento esportivo escolar e consequentemente a melhoria da qualidade técnica dos alunos-atletas paranaenses.

 

Serão cerca de 4.800 aulas nesses moldes para o ano de 2020, com previsão de distribuição a partir do início de março. “Gostaria muito de parabenizar o secretário Renato Feder pela sensibilidade em manter essas aulas especializadas de treinamento. Isso é fundamental não apenas para a valorização do profissional de educação física, mas principalmente se pensarmos no impacto que terá no desempenho dos nossos alunos-atletas nas competições de nível estadual e também nacional”, agradeceu o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski.

 

O Paraná tem uma tradição esportiva no âmbito escolar que remonta há décadas. Vale lembrar que os Jogos Escolares do Paraná (JEPS) completam 67 anos em 2020 e são um celeiro de atletas e técnicos que chegaram ao nível olímpico, a exemplo do maior jogador de vôlei de praia de todos os tempos, Emanuel Rego.

 

Segundo a coordenadora geral dos JEPS, Márcia Tomadon, “essa aulas treinamento vão ajudar a aprimorar a qualidade técnica dos Jogos e também irão auxiliar o Paraná a se manter entre os primeiros do Brasil nos Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olimpico do Brasil (COB)”. Em 2019, a delegação paranaense foi vice-campeã geral da competição, em número de medalhas, ficando atrás apenas de São Paulo. Além disso, ela comentou que “as escolas públicas, com essas aulas extras para treinamento, poderão se manter em nível de igualdade de disputa com instituições privadas”.