Ana Sátila garante vaga para o Brasil nas olimpíadas de Tóquio 2020 26/09/2019 - 18:36

Ana Sátila, uma das principais atletas da canoagem slalom do mundo, garantiu nesta quinta-feira (26.09) a vaga brasileira para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. A façanha se deu após ela se classificar para a semifinal da prova K1 (caiaque) feminino no Campeonato Mundial em La Seu D’Urgell, na Espanha, logo em sua primeira descida classificatória. Recentemente, Ana ganhou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, e carrega o título de “Rainha das Américas” em sua modalidade.

Ela é bolsista do Programa Geração Olímpica desde 2015, sempre sendo contemplada na maior categoria de bolsa ofertada. Com apenas 23 anos, ela já tem um currículo recheado de triunfos. Em Londres, no ano de 2012, Ana foi a atleta mais jovem do Brasil a disputar os jogos olímpicos, com apenas 16 anos. Dois anos mais tarde, em sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, ela fechou a competição com a medalha de prata no K1 e ouro no C1 (canoa), sua especialidade.

Em 2018, no Rio de Janeiro, Ana conquistou sua primeira medalha de ouro em um Mundial de Canoagem, sendo a campeã na categoria K1 Extreme. Em Cracóvia, na Polônia, no Mundial Sub-23, ela também subiu no lugar mais alto do pódio tanto na categoria K1 Extremo quanto na C1. Este ano, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, Ana confirmou o favoritismo ao trazer para o Brasil e para o Paraná dois ouros, sendo também uma medalha dourada no K1 Extremo e outra no C1.

Ana Sátila

 

Neste mundial da Espanha, além da final do K1, Ana ainda disputa a categoria C1 na sexta-feira (27.09), também valendo vaga olímpica pra o Brasil. Vale ressaltar que a vaga conquistada é para o país e a atleta que representará o Brasil será definida a partir de uma seletiva nacional que acontece em 2020. Contudo, a tendência é que Ana Sátila seja confirmada com a representante brasileira em Tóquio.

Se o favoritismo se confirmar, os Jogos Olímpicos de Tóquio contarão com a terceira participação dela em uma olimpíada, pois, além de Londres, Ana participou da Rio 2016, já como bolsista do Geração Olímpica.

 

Geração Olímpica
É um programa de incentivo ao atleta, desde a sua base até o rendimento, que é uma realização do Governo do Estado do Paraná, com patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, a Copel.

GALERIA DE IMAGENS