Além das areias, Verão Consciente vai para as praças e calçadões dos balneários 10/01/2021 - 17:59

As ações de conscientização do projeto Verão Consciente, do Governo do Paraná, não ficam apenas na beira-mar, elas “chacoalham” as areias e seguem até os calçadões e praças dos balneários.

 

Esta semana, em Shangrilá, os acadêmicos de Educação Física, Enfermagem, Turismo e artistas de circo pegaram seus materiais, vestiram fantasias e levaram a mensagem de prevenção e conscientização, principalmente para as crianças. O tradicional jogo da memória foi feito com palavras e expressões que normalmente não fariam parte da brincadeira: máscara, distanciamento, consciente, álcool em gel, entre outros. Em Caiobá, as placas com dizeres que orientam no combate à covid-19 foram as principais ferramentas de informação.

 

Para o coordenador do posto de Shangrilá, Pedro Pinheiro, o principal objetivo de levar o projeto até a praça é para ampliar o número de turistas e moradores impactados. “Não é todo mundo que vai para a beira da praia. Temos muitas pessoas que gostam de curtir o fim de tarde na praça, tomando um sorvete, passeando com a família, e essas pessoas também são nosso público para a conscientização. Aqui elas param e apreciam as crianças brincando, escutam com atenção as recomendações e voltam pra casa com a nossa mensagem”, comentou.

 

Parceria com o comércio

Além da mensagem passada para a criançada, os vencedores da brincadeira ganham brindes como viseiras do projeto, passeios de trenzinho, aulas de surf e sucos oferecidos pelos comerciantes locais. Dessa forma, os comerciantes acabam criando maior engajamento da comunidade e colaboram no reforço da conscientização passada pelo projeto durante a temporada.