Acadêmicos de enfermagem ensinam de maneira lúdica crianças a lavarem as mãos corretamente 30/12/2020 - 16:08

Acadêmicos de enfermagem do projeto Verão Consciente ensinaram de uma forma lúdica um grupo de crianças, acompanhadas de seus responsáveis, a lavar as mãos corretamente. A ação aconteceu no balneário Shangrilá, em Pontal do Paraná.

Com luvas cirúrgicas e um pouco de tinta azul, as crianças puderam “enxergar” como se faz para higienizar toda a mão de forma adequada. A pequena Isabela, sabia muito bem a importância desse simples gesto. “A gente tem que lavar bem certinho as mãos e as unhas porque tem 'bichinho' e aí, assim, a gente mata o coronavírus”.

“Vamos colocar uma mão em cima da outra e esfregar bem”, foi assim que as enfermeiras Maria Eduarda Melo Ozório e Eduarda Bonka começaram a “brincadeira”, séria, com a garotada. “Hoje nós fizemos a orientação das crianças, explicamos o motivo das lavagens das mãos e assepsia correta. Dessa forma, elas acabam levando para os adultos a informação, criando o hábito de higiene que é muito eficaz na prevenção não só da Covid 19”, explicou Eduarda Bonka.

Maria Eduarda, outra acadêmica responsável pelas orientações, contou que a ideia já é antiga, simples e que dá resultado. “Nós aprendemos essa forma de assepsia nos primeiros anos de faculdade, porque na nossa área a higienização correta é fundamental para evitar contaminações e doenças”.

Para Tiago Campos, diretor geral do projeto, esse aprendizado será marcante para as crianças. “Esse foi um excelente exemplo da ação integrada referente à prevenção que estamos fazendo no litoral. Incentivando o uso de máscaras, o distanciamento social e a lavagem correta das mãos, essas crianças levarão isso para a vida inteira”.

O Verão Consciente é realizado pelo Governo do Estado e acontece durante a temporada em todas as praias do Paraná e na região de Porto Rico.